segunda-feira, 8 de março de 2021

Petrobras recebe seis novas indicações para o Conselho de Administração

Ministérios de Minas e Energia e da Economia apresentaram nomes após conselheiros pedirem para não ser reconduzidos aos seus cargos


Próxima reunião da Assembleia-Geral da estatal ainda não tem data definida
Próxima reunião da Assembleia-Geral da estatal ainda não tem data definida | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os ministérios de Minas e Energia e da Economia apresentaram à Petrobras seis indicações para a composição do Conselho de Administração da estatal. Os nomes serão avaliados em reunião da Assembleia-Geral Extraordinária, cuja data ainda não foi confirmada.

Na última semana, cinco integrantes do conselho pediram para que não fossem reconduzidos aos seus cargos: João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva, Omar Carneiro da Cunha Sobrinho e Leonardo Antonelli.

O Ministério de Minas e Energia indicou à Petrobras os nomes do general Joaquim Silva e Luna — escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a presidência da empresa em substituição a Roberto Castello Branco —, do engenheiro civil Márcio Andrade Weber e do geólogo Murilo Marroquim de Souza. Além disso, a pasta recomendou as reconduções do almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que é o atual presidente do colegiado, e de Ruy Schneider.

O Ministério da Economia, por sua vez, indicou a administradora Sonia Julia Sulzbeck Villalobos. Ela já integrou o Conselho de Administração da Petrobras, entre 2018 e 2020.

Na próxima reunião da Assembleia-Geral, a União pode indicar outros dois nomes para o colegiado.

Fábio Matos, Revista Oeste