terça-feira, 30 de março de 2021

Há três semanas sem máscaras, Texas tem queda recorde de casos de vírus chinês

Governador do Texas, Greg Abbot


Casos de vírus chinês caíram drasticamente duas semanas após o estado do Texas banir a obrigatoriedade do uso de máscaras, medida considerada eficaz para conter a disseminação. A rejeição das máscaras ocorreu junto com a abertura dos negócios no estado americano. A taxa de infecção é a mais baixa que o estado teve desde o início da pandemia, informou o site da revista Newsweek.

O governador do Texas, Greg Abbot, comemorou os números e acrescentou que as vacinações no estado já começaram e são voluntárias.

“Atualmente, a taxa de positivos para Covid caiu para uma nova baixa registrada, 4,95%, em sete dias. As hospitalizações caíram para uma baixa de 6 meses. Esta semana temos 1 milhão de primeiras vacinas disponíveis”, escreveu o governador em um tweet, no domingo.

Dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostram que a média móvel de sete dias do número de casos no Texas caiu para o nível mais baixo desde meados de junho. De acordo com o CDC , o Texas tinha uma média de 3.783 casos diários em 27 de março.

De acordo com o governador, as hospitalizações também caíram para o menor número nos últimos seis meses. De fato, de acordo com dados do Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas (DSHS), 3.104 pacientes com Covid-19 estavam em hospitais em todo o estado, no sábado. Os dados mostram que o estado não registra um número tão baixo desde 19 de setembro, quando ocorreram 3.081 internações.

A queda nos casos positivos e hospitalizações ocorrem apenas três semanas depois que o estado suspendeu oficialmente suas restrições à pandemia, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado. Abbott anunciou pela primeira vez a remoção da maioria das restrições ao vírus chinês em 2 de março, quando twittou que “Texas está 100% aberto”.

Cristian Derosa, Estudos Nacionais