Na esteira dos políticos de oposição ao Governo Bolsonaro implorarem ajuda à China, o Fórum das Centrais Sindicais também resolveu pedir à Federação dos Sindicatos da China (ACFTU) um suposto auxílio para enfrentar a pandemia da Covid-19 no Brasil.
Fazem parte do Fórum das Centrais Sindicais no Brasil a CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB e Nova Central, todas aliadas a esquerda, especialmente aos partidos PSOL, PCdoB e PT.
O valor que será doado pela China é de cerca de US$ 300 mil, o que resulta em mais de 1 milhão de reais. O ato “caridoso” dos comunistas chineses aos companheiros brasileiros foi anunciado através de carta assinada por Jiang Guangping, vice-presidente entidade chinesa.
De acordo com a Revista Fórum, a Federação dos Sindicatos da China é a maior entidade sindical do mundo, com 302 milhões de trabalhadores e 1,7 milhão de sindicatos filiados, e possui uma forte “influência” junto ao governo do ditador Xi Jinping.
“Atualmente, a China já alcançou resultados estratégicos importantes na batalha contra a Covid-19 e retomou de maneira ordenada a produção e a vida. No entanto, a pandemia ainda está expandindo em todo o mundo. Sentimos muito pelos sofrimentos dos povos causados pela pandemia e lamentamos profundamente as mortes causadas pela doença”, diz a carta de Guangping.
Mesmo cobrando incansavelmente do governo brasileiro um lockdown rígido e auxílio emergencial aos trabalhadores, o Fórum das Centrais Sindicais ainda não divulgou onde a verba chinesa será utilizada.
A Federação chinesa é a maior do mundo por ser a entidade escolhida pelo Partido Comunista Chinês para representar a “classe” nacional, sendo assim o ‘sindicato’ oficial do país.
Com informações de Bruna Lima, Terça Livre