segunda-feira, 8 de março de 2021

Governadores devem se reunir para firmar ‘pacto nacional’

Encontro está previsto para ocorrer com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello



Pazuello conversará com representantes dos Estados
Pazuello conversará com representantes dos Estados | Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Governadores devem se reunir nesta segunda-feira, 8, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ideia é construir um “pacto nacional” com medidas restritivas de modo a frear o avanço do coronavírus. O responsável por capitanear o encontro é Wellington Dias (PT-PI), que comanda o fórum dos gestores estaduais — 21 Estados teriam aderido à iniciativa. Além disso, pretende-se acelear a aquisição de vacinas contra a covid-19.

A consulta continua em aberto com a finalidade de angariar mais apoio, de acordo com a assessoria de Dias. “Não adianta o meu Estado fazer e outro não fazer. Isso é o que chamei de ‘enxugar gelo’, ou seja, a transmissibilidade tem que ser cortada nacionalmente. É claro que o ideal é como fazem outros países, o poder central estar fazendo isso. Os Estados Unidos não faziam na época do Trump, mas estão fazendo agora com o Joe Biden”, declarou Dias, em entrevista à TV Globo.

Nomes

Até a noite de ontem, cinco governadores não haviam assinado o documento em prol do pacto. São eles: Gladson Cameli (PP-AC); Reinaldo Azambuja (PSDB-MS); Coronal Marcos Rocha (PSL-RO); Antonio Denarium (PSL-RR); e Mauro Carlesse (DEM-TO).

Cristyan CostaJornal da Cidade