quarta-feira, 3 de março de 2021

Novos Fechamentos: ação coordenada de governadores para estrangular a economia e chantagear governo federal

 



Os governadores estão numa óbvia ação articulada e coordenada para promover mais fechamentos, lockdowns e estrangular ainda mais a economia do país a pretexto do vírus chinês, para desta forma poderem chantagear o Governo Federal por mais recursos públicos, incluindo a ajuda emergencial, para a qual Governo Federal já cedeu e que tem o potencial de fragilizar de vez as finanças públicas.

Para esta ação de sabotagem da economia e agressão a direitos básicos da população, os governadores contam com endosso pleno da 'grande mídia' (que odeia Bolsonaro por ter cortado a bolsa imprensa), que em momento algum tem a dignidade de fazer qualquer questionamento sobre a eficácia e a fundamentação científica destas medidas de fechamento e restrição no que diz respeito à efetividade destas medidas para fazer frente à pandemia.

Enquanto esta visível ação coordenada dos governadores toma corpo, o Governo Federal não consegue elaborar uma mísera estratégia sequer para dar resposta a esse ataque. O Presidente Bolsonaro permanece praticamente solitário e isolado em um esforço quase desesperado, e nem sempre bem-sucedido em termos de estratégia política e de comunicação, para lidar com a situação.

O presidente muitas vezes fica na situação quase constrangedora de ter que dar explicações ou mesmo queixar-se da situação, enquanto enfrenta sozinho a hostilidade da grande imprensa.

Ao mesmo tempo, seus auxiliares mais diretos têm se mostrado incompetentes e incapazes de fornecer subsídios ao presidente para elaborar estratégias de resposta. Além disto, estes auxiliares têm demonstrado falta de lealdade, pois não são nem mesmo capazes de ombrear lado a lado com o presidente neste embate.

(...)


Paulo Eneas, Crítica Nacional