segunda-feira, 22 de junho de 2020

No mundo, 49% dos afetados pelo vírus chinês se recuperaram

Os Estados Unidos lideram o ranking. Brasil vem em segundo lugar. E a Rússia ocupa a terceira posição
no mundo
No mundo, já são quase 50% os que venceram a covid-19 | Foto: MICHELL MELO/SECOM
Apesar de o mundo contabilizar 8.963.439 de infectados pelo coronavírus, já são 4.440.417 pessoas que venceram o vírus chinês. É o que informa o mais recente levantamento da Universidade Johns Hopkins nesta segunda-feira, 22.
Os Estados Unidos lideram o ranking: 622 mil pessoas derrotaram a covid-19. O Brasil vem em segundo lugar, ao apresentar 588 mil recuperados. Rússia ocupa a terceira posição: 343 mil.

Batalha dos números

Na sexta-feira 19, o Brasil atingiu a marca de um milhão de contaminados pelo vírus chinês. Embora superior ao da maioria dos países, o número, inevitável diante da ferocidade de propagação da atual pandemia, não é tão assustador quanto parece quando analisado em detalhes.
A despeito de a cifra assegurar a segunda colocação do país em números absolutos de contaminados, atrás apenas dos Estados Unidos (2,2 milhões de infectados), a realidade muda bastante quando se considera a quantidade de doentes para cada um milhão de habitantes.
Em síntese, o dado é considerado mais precisa para efeito de comparações.
Como mostrou a reportagem A batalha dos números, algarismos isolados, estatísticas desencontradas e falta de critérios na consolidação de dados não só apavoram o cidadão como atrapalham a gestão pública e o dia a dia de várias empresas ao redor do globo.

, Revista Oeste