A Agência Internacional de Energia Atômica, com sede em Viena, foi informada sobre o aumento da radiação
A agência reguladora de energia nuclear da Ucrânia informou ter detectado níveis de radiação gama mais altos do que o normal na área perto da usina nuclear desativada de Chernobyl, depois de ela ter sido apreendida pelos militares russos.
A Inspetoria Reguladora Nuclear do Estado não deu mais detalhes, e atribuiu o aumento a uma “perturbação do solo superficial devido ao movimento de uma grande quantidade de equipamentos militares pesados através da zona de exclusão e à liberação de poeira radioativa contaminada no ar”.
Autoridades ucranianas disseram que a Rússia tomou a usina e sua zona de exclusão ao redor após uma batalha na quinta-feira 24.
O porta-voz do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov, disse que as tropas aerotransportadas russas estavam protegendo a usina para evitar possíveis “provocações”. Ele insistiu que os níveis de radiação na área permaneceram normais.
A Agência Internacional de Energia Atômica, com sede em Viena, foi informada pela Ucrânia sobre o aumento da radiação, acrescentando que “não houve vítimas ou destruição no local industrial”.
O desastre na usina nuclear de Chernobyl aconteceu em 1986, quando um reator nuclear na usina a 130 quilômetros ao norte de Kiev explodiu, enviando uma nuvem radioativa por toda a Europa. O reator danificado foi posteriormente coberto por uma concha protetora para evitar vazamentos.
Revista Oeste