quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Líder do Estado Islâmico é morto pelos EUA em operação na Síria

 Essa foi a maior ação de forças americanas na Síria desde outubro de 2019

Uma casa de dois andares ficou destruída depois da ação contraterrorismo dos EUA
Uma casa de dois andares ficou destruída depois da ação contraterrorismo dos EUA | Foto: Reprodução/Twitter

Forças especiais dos Estados Unidos realizaram um ataque de contraterrorismo em larga escala no noroeste da Síria na noite de quarta-feira 2 contra membros do Estado Islâmico.

A ação matou o chefe grupo terrorista, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi.

A morte do atual chefe do Estado Islâmico foi confirmada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, em um comunicado divulgado pela Casa Branca nesta quinta-feira, 3.

“Graças à habilidade e bravura de nossas Forças Armadas, tiramos do campo de batalha Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi — o líder do Estado Islâmico”, afirmou o presidente americano.

Essa foi a maior operação de forças americanas na Síria desde outubro de 2019, quando foi morto Abu Bakr al-Baghdadi, o então líder do Estado Islâmico.

Segundo a agência de notícias Reuters, o ataque também provocou a morte de 13 pessoas, incluindo quatro crianças e duas mulheres.

A ação

Militares americanos pousaram de helicóptero perto de acampamentos de deslocados na cidade de Atme, na Província de Idlib. Tiros e explosões foram ouvidos durante a ação, que durou duas horas.

O Pentágono informou que “a missão foi bem-sucedida”, segundo o secretário de imprensa John Kirby em um breve comunicado. “Não houve baixas nos EUA.”

Revista Oeste