sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Guedes troca comando da Receita e cria secretaria especial com IBGE e Ipea

José Tostes deixará a secretaria da Receita Federal, e Adolfo Sachsida, secretário de Politica Econômica, vai comandar nova secretaria especial de Estudos Econômicos, acumulando a função atual


José Tostes deixará a secretaria da Receita Federal e será adido na OCDE em Paris Foto: Dida Sampaio/ Estadão

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai trocar o comando da Receita Federal e criar uma secretaria especial de Estudos Econômicos. O anúncio oficial será feito em breve. 

O secretário da Receita, José Tostes, deixará o cargo. Ele terá um cargo na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  O novo secretário do Fisco será um auditor fiscal da ativa, mas Guedes ainda não bateu o martelo.

A nova secretaria de Estudos Econômicos será comandada pelo atual secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, e abarcará o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além da atual secretária de Assuntos Econômicos e a área de estudos microeconômicos da Secretaria Especial de Produtividade e Competividade (Sepec).

Adolfo Sachsida vai assumir nova secretaria especial de estudos econômicos Foto: Dida Sampaio/ Estadão

O secretário da Sepec, Carlos Da Costa, também deixará o cargo depois de uma série de atritos dentro da equipe econômica, inclusive com Guedes, Sachsida, o assessor especial Guilherme Affif Domingos, e o secretário Executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys.

Da Costa será adido de comércio do Ministério da Economia em Washington, nos Estados Unidos. 


Com informações de Adriana Fernandes, O Estado de S.Paulo