Somos muitos - A obra do muralista Kobra, que ilustra a capa e a contracapa desta edição de VEJA: homenagem ao elemento fundamental de tudo, o povo brasileiro (./Divulgação)
É raro que um ano produza frase tão simbólica de um tempo como a já imortal afirmação do presidente Temer captada por um gravador no escuro do Palácio do Jaburu:
— Tem que manter isso aí, viu?
Da boca de Temer, as palavras saíram com a espontaneidade própria das coisas corriqueiras. No gravador do bilionário Joesley Batista, viraram nitroglicerina. Temer dizia ao interlocutor que cuidasse de manter a mesada que pagava ao ex-deputado Eduardo Cunha em troca de seu silêncio. Tentou-se reler a frase, reinterpretá-la, desossá-la do seu significado mais duro, mas tudo resultou em vão — e a afirmação, encerrada por um singelo “viu?”, entrou para a antologia das barbaridades nacionais.
Nesta edição especial, VEJA tomou a frase de Temer como bússola, mas procurou examiná-la pelo seu avesso. Em vez de manter aquilo que o país sonha em eliminar, como o pagamento de propina para garantir uma ordem criminosa, VEJA buscou identificar o que, realmente, precisa ser mantido para o bem do Brasil. Com isso, cada uma das sete seções desta retrospectiva aborda temas que exigem a atenção nacional — da Lava-Jato às reformas, do respeito às mulheres à liberdade de expressão — e se inicia com uma ilustração de Beto Nejme, que se inspirou nos tradicionais lambe-lambes urbanos. Em cada um dos casos, Nejme buscou cartazes originais, fotografias e frases que, de fato, aparecem nas ruas e avenidas no Brasil e no mundo.
Para dar unidade ao conjunto, VEJA convidou o muralista paulistano Eduardo Kobra, ou simplesmente Kobra, para ilustrar a capa desta edição com sua visão do que deve ser mantido para o bem do Brasil. Kobra optou por retratar, com seu estilo e sua cor inconfundíveis, o elemento central de tudo: “o diverso povo brasileiro”, como ele diz. A força visual de sua ilustração é tal que VEJA decidiu expandi-la colocando-a na capa e na contracapa, o que reforça sua mensagem sobre a diversidade brasileira.
