segunda-feira, 8 de maio de 2017

‘Brasil vive numa encruzilhada’, alerta Sérgio Moro

Valmar Hupsel Filho, Julia Affonso e Fausto Macedo - O Estado de São Paulo

Moro prega 'uma democracia mais intensa, de maior qualidade, com instituições mais fortes'


Sérgio Moro durante palestra em Curitiba nesta segunda-feira, 8. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

O juiz federal Sérgio Moro disse na noite desta segunda-feira, 8, que ‘o Brasil está numa encruzilhada’. Durante evento promovido pelo Obsertório Social de Curitiba, denominado Pacto Pelo Brasil, Moro apontou para os riscos que a Lava Jato atravessa.
Ao comentar sobre as sucessivas ofensivas no Congresso contra a independência de magistrados e procuradores e que buscam enfraquecer a maior operação já desfechada no país contra a corrupção, Moro citou a Operação Mãos Limpas que tentou desmontar sólido esquema de malfeitos na Itália, mas acabou fustigada pelo poder político.
“Temos o exemplo da Itália, em que havia uma grande expectativa que se tornaria um país muito mais honesto, mas há uma grande dúvida”, disse o juiz. Ele destacou ‘a reação muito forte por parte do poder político’ no país europeu.
“O Brasil está numa encruzilhada”, afirmou Moro. “Tem dois caminhos a seguir. Voltar atrás, como se nada tivesse acontecido, ou seguir em frente. Daí precisa realmente de apoio da cidadania civilizada.”
Ele defendeu ‘instituições mais fortes e mais infensas à contaminação por esquemas de corrupção’.
“Parte cabe aos Observatórios Sociais realizar esse trabalho de apoiar a criação de instituições, de um governo de leis cada vez mais forte e, portanto, uma democracia mais intensa e de maior qualidade.”