sexta-feira, 6 de março de 2015

Inflação bate 7,70% em 12 meses até fevereiro, maior em 9 anos

Veja

Os preços da gasolina e de cursos puxaram o índice para cima



O ano começou pressionado com a alta dos preços da gasolina e dos cursos. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no Brasil, registrou alta de 1,22% em fevereiro, muito próxima à vista no indicador de janeiro (1,24%), mostrou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prévia da inflação (IPCA-15) indicava aceleração maior, de 1,33%. Em fevereiro de 2014, o indicador havia ficado em 0,69%.
Com isso, em doze meses até fevereiro, a inflação acumulou 7,70% - a maior variação desde maio de 2005, de acordo com o instituto. A prévia do IPCA sinalizava alta de 7,36% para o índice nessa comparação. A meta do governo tem como centro 4,5%, podendo oscilar entre um limite mínimo de 2,5% e máximo de 6,5%. 
A inflação já estourou diversas vezes o teto da meta no ano passado, mesmo com o governo controlando os preços administrados (energia e combustível, por exemplo). Neste ano, porém, os combustíveis ficaram mais caros, assim como a energia elétrica.