Luisa Valle - O Globo
Imagem causou polêmica entre internautas e acabou sendo retirada do ar
A Marina da Glória ganhou águas cristalinas, céu dourado e até uma cachoeira. Pelo menos no perfil oficial do Instagram do Ministério do Turismo, que divulgou uma montagem do local criada por um internauta no fim da noite de domingo. O problema é que na rede social, criada para divulgar o turismo do Brasil, o ministério dá a entender que essa é uma foto real do Rio de Janeiro:
“Banhada pelas águas da Baía de Guanabara, a Marina da Glória é um porto náutico do Rio de Janeiro (RJ). O local é muito procurado por esportistas e diversos turistas que procuram passeios de barco”, escreveu o ministério antes de apagar a imagem, sem esclarecer o problema, após 12 horas no ar.
O erro não passou despercebido pelos internautas, que rapidamente postaram reclamações e pedidos de resposta no perfil do Ministério do Turismo:
“Gente! Como assim o Ministério do Turismo entendeu isso como uma foto da Marina da Glória? Achei que era sério o perfil! Usar uma foto assim para informar turistas é vergonhoso!”, escreveu uma pessoa.
"Isso é um repost de um perfil que só faz fotos montagem. Acabou ficando estranho no perfil do Ministério do Turismo, que deveria postar lugares reais do Brasil”, escreveu outra internauta.
A imagem, na verdade, foi feita por um internauta identificado como Marcos Calil que se dedica a fazer montagens de imagens do Rio. Procurado, ele ressaltou que na própria explicação do perfil já diz que todas as fotos são montagens. Ele lembra ainda que a própria localização da imagem a palavra "Glória" está escrita de forma diferente. Em seu perfil a foto aparece localizada como "Ghloria".
Em nota, o Ministério do Turismo afirma que desde 2012 realiza um “projeto de conteúdo colaborativo no Instagram, que consiste em estimular o uso de hashtags e, assim, alimentar a rede com esse material”. Segundo o ministério, no entanto, essa foi a primeira vez que algo dessa natureza aconteceu:
“A foto publicada não atende aos critérios de utilização de imagens do Ministério do Turismo e por isso foi retirada do ar e postada outra com a imagem real do destino. Em dois anos de projeto colaborativo foi a primeira vez que aconteceu algo dessa natureza”, diz trecho da nota.
Ainda de acordo com o órgão, desde 2012 foram recebidas 61.162 imagens pela hashtag #MTur, 20.298 pela hashtag #ViajePeloBrasil e 9412 pela hashtag #PartiuBrasil, que de acordo com o ministério conta com boa aceitação dos seguidores da rede e é elogiada por blogueiros, agentes do governo e veículos da imprensa.