Dados são do levantamento realizado pelo IBGE
O trimestre terminado em junho fechou com uma população ocupada de 98 milhões de habitantes no Brasil. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, o número é o maior da série histórica iniciada em 2012.
Em relação à projeção do trimestre anterior, houve o crescimento de cerca de 3% desse contingente. Na comparação entre junho de 2022 e o mesmo período do ano anterior, o crescimento da população ocupada é de praticamente 9 milhões de trabalhadores. Atualmente, o nível de mão de obra ocupada no Brasil está em aproximadamente 57% da população, segundo o instituto.
“Nesse segundo trimestre, houve a retomada do crescimento do número de trabalhadores por conta própria sem CNPJ, que havia caído no primeiro trimestre”, disse Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE. “Além disso, outras categorias principais da informalidade, que são os empregados sem carteira no setor privado e os trabalhadores domésticos sem carteira, continuaram aumentando”.
Adriana informa ainda que o crescimento da população ocupada ocorreu de modo disseminado. Ou seja: em diversas áreas do setor produtivo. “Entre elas, os destaques foram o comércio (3,4%), a indústria (2,7%) e a administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (4,5%)”, comentou.
Leia mais: “Prendam esses números”, artigo de J. R. Guzzo para a Edição 123 da Revista Oeste
LEIA TAMBÉM:
Artur Piva, Revista Oeste