quinta-feira, 28 de julho de 2022

75% dos democratas não querem Biden nas eleições de 2024

Levantamento mostra que eleitores preferem indicação de outro candidato para enfrentar disputa nas urnas

Joe Biden | Foto: Gints Ivuskans/Shutterstock
Joe Biden | Foto: Gints Ivuskans/Shutterstock | Foto: Gints Ivuskans/Shutterstock

Os eleitores do Partido Democrata dos EUA parecem rejeitar a possibilidade de reeleição do atual presidente, Joe Biden, que é do partido. É o que aponta uma nova pesquisa da CNN, divulgada na terça-feira 26.

De acordo com o levantamento, 75% dos eleitores democratas norte-americanos democratas ou de inclinação democrata preferem que o partido de Joe Biden indique outro nome para disputar a eleição de 2024 para presidente.

A pesquisa mostra também que 24% dos eleitores democratas e de inclinação democrata disseram que querem outro candidato porque acham que Biden não deve levar a vitória nas próximas eleições.

A pesquisa foi realizada de 22 a 24 de julho pela ferramenta de relatórios da Microsoft, a SSRS on-line. Ao todo, foram entrevistados mais de mil adultos norte-americanos.

Veja alguns dados da pesquisa

  • 42% não querem que Joe Biden seja reeleito
  • 34% afirmaram que o atual presidente não vence contra os republicanos
  • 26% deram outras razões para que o Partido Democrata indique outro candidato: idade/capacidade mental de Biden, preferência por uma mulher e estar desapontado com o atual governo

Outras pesquisas

A rejeição de Joe Biden não é mais uma novidade. É o que aponta uma pesquisa divulgada pela parceria entre o Centro de Estudos de Política Norte-Americana de Harvard e o Harris Poll, no começo de julho deste ano. A pesquisa foi realizada de maneira on-line entre 28 e 29 de junho e inclui 1.308 eleitores registrados.

De acordo com a pesquisa, 71% dos eleitores não querem o democrata Biden concorrendo em 2024. Com baixos índices de aprovação, o atual presidente estará com 82 anos no pleito, se tentar a reeleição.

Por outro lado, o levantamento mostrou o republicano Trump em vantagem, tanto no cenário contra Biden (43% a 40%) como em uma eventual disputa contra Kamala Harris, atual vice-presidente (45% a 39%). Mesmo assim, o ex-presidente segue com altos índices de rejeição.

Revista Oeste