sexta-feira, 29 de julho de 2022

Maduro entrega 1 milhão de hectares de terras agrícolas da Venezuela para o Irã

 Dimensão equivale ao tamanho de 140 mil campos de futebol

O ditador da Venezuela, Nicolas Maduro (dir), cumprimenta o presidente do Irã (esq), Ebrahim Raisi, depois de ambos assinarem acordos bilaterais em Teerã, capital do Irã - 11/06/2022 | Foto: Divulgação/Nicolás Maduro/Twitter
O ditador da Venezuela, Nicolas Maduro (dir), cumprimenta o presidente do Irã (esq), Ebrahim Raisi, depois de ambos assinarem acordos bilaterais em Teerã, capital do Irã - 11/06/2022 | Foto: Divulgação/Nicolás Maduro/Twitter

O ditador Nicolás Maduro entregou 1 milhão de hectares de terras agrícolas da Venezuela para o Irã, o equivalente a cerca de 140 mil campos de futebol. A informação foi divulgada por Mohsen Kushki Tabar, vice-ministro para Assuntos Econômicos iraniano, em entrevista à agência de notícias Tasmin.

“Um plano tão importante para o cultivo offshore como esse revela que o Irã se tornou tão grande e forte e atingiu um nível tão alto em intercâmbios científicos”, disse Tabar. “O acordo significa que nosso conhecimento técnico transpirou internacionalmente.” Ainda não se sabe quais os termos negociados.

As informações mais recentes dão conta de que o acordo foi assinado em junho, na capital do Irã, Teerã. No local, Maduro manifestou solidariedade ao povo iraniano, em virtude de o país ter “70% de seu território composto de deserto”.

O Irã precisa de 7 milhões de hectares de terras agrícolas no exterior para garantir sua segurança alimentar. Além da Venezuela, a Rússia ofereceu 100 mil hectares para seus aliados aiatolás, segundo a agência de notícias IRNA.

Até agora, Maduro assinou cerca de 250 acordos bilaterais com o governo islâmico. “Criaremos uma amizade indestrutível para o futuro de nosso povo e testemunharemos como nossos países crescem diante das dificuldades”, disse Maduro, após firmar a negociação com o governo estrangeiro.

Por ora, o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, não se pronunciou sobre o acordo envolvendo a entrega de terras agrícolas da Venezuela para o Irã. Sabe-se que as tratativas foram feitas à revelia do Parlamento, de oposição.

Leia também: “Sobre a esquerda e a violência política”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 122 da Revista Oeste

Cristyan Costa, Revista Oeste