Deltan Dallagnol se referia ao presidente da República pelo apelido de Bozo. Promotores da lava Jato e seus parceiros disseram em grupos de Telegram que Bolsonaro tem ideais fascistas, misóginos e o compararam a Hitler.
Procuradores da República ligados a Operação Lava Jato tentaram forjar provas para incriminar Jair Bolsonaro. Eles também o chamaram de Bozo, afirmaram que tinha ideias fascistas e o compararam a Hitler. Essas informações, obtidas pela reportagem, são apenas algumas amostras de trechos, entre centenas em que Bolsonaro é citado nas mensagens da Lava Jato, entre os anos de 2015 a 2019. Esse conteúdo é o mesmo que está em posse do Supremo Tribunal Federal e que, após decisão do Ministro Ricardo Lewandowski, foi compartilhado com a defesa do ex-presidente Lula.
A Procuradora da República Monique Cheker sugeriu, em um chat de um grupo no Telegram com procuradores da Operação Lava Jato, forjar provas para incriminar Jair Bolsonaro no caso da pescaria de Angra dos Reis julgado em 2015. Após a Ministra Carmen Lúcia, relatora do caso no STF, defender o arquivamento do caso, Monique perguntou no grupo dos procuradores se alguém poderia tentar falar com os ministros do STF sobre isso e em seguida disse que conheceu um professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em um evento de pesca e que ele poderia fazer um parecer contrariando o relatório de Carmen Lúcia, que aplicou ao caso o princípio da insignificância.
Dessa forma, a procuradora, encomendaria um parecer técnico, já sabendo o resultado, com objetivo claro de incriminar, ainda em 2015, o então deputado federal Jair Messias Bolsonaro.
“Estou num evento de pesca e encontrei com um professor da UERJ. Falei com ele a problemática do caso do Bolsonaro no STF e ele disse que se a gente quiser ele faz um parecer dizendo que o dano à estação ecológica nada tem a ver com a questão da quantidade de peixes. Vc acha interessante? Posso expedir um ofício a ele e depois te mandar o parecer”, disse Monique.
A procuradora, que tentava incriminar Bolsonaro, o chamou de “lixo” em um dos trechos. Confira abaixo os diálogos na íntegra:
Chat Terra de Brutos – 24 de junho de 2015
08:43:24 Monique Carmen Lúcia, Gilmar e CIA aplicaram insignificância no crime de pesca praticado pelo Jair Bolsonaro numa estação ecológica em angra.
08:43:58 Monique Pediu vista o Min. Dias Toffoli.
08:44:16 Monique Isso cria um precedente absurdo.
08:46:20 Monique Há como vocês conversarem com os Ministros? O caso não é de dano mas de pesca irregular. A conduta é formal.
08:46:56 Monique Isso será desastroso para a tutela penal da estação ecológica.
08:52:04 Esse povo só pode ser louco
08:54:48 Carlos bruno Essa decisão é um acinte para a proteção ambiental
08:55:58 Monique Resumo da ópera: não poderemos processar aquela galera que para de lancha e fica pescando irregularmente, algumas dezenas de peixes, só cargueiro, que tirar Quilos de peixe do mar.
08:57:35 Monique O Bolsonaro não foi processado pelo dano (art. 40 da lei 9605), que ai sim seria material, pois o Ibama não apreendeu o pescado. Mas a pesca (art. 34 da lei 9605) restou caracterizada e confessada!
08:57:35 Monique O art. 34 é formal
08:58:28 Monique E isso vai afetar a denuncia que propus em angra contra duas pessoas (sem foro por prerrogativa) que estavam com ele.
08:58:36 Monique "pode afetar".
08:59:40 Não é "pode", é "vai" mesmo, Monique... (Tristeza)
09:01:04 Janice Eu diria que o gato já está no telhado
09:01:28 Monique O juiz pode não concordar com a insignifcncoa. Mas claro que chegando lá no STF... :(
09:01:35 E o telhado está ensaboado
09:16:00 Monique Gente, o mais triste é que o argumento da insignificância foi o do Bolsonaro (ele repetia, com aquele ar nojento, que "só estava pescando uns peixinhos")... Na audiência da câmara dos deputados, para discutir os PLs que foram arquivados recentemente, ele zombou do icmbio e do Ibama. Serio: tira o tubo. (lágrimas)
09:21:40 É difícil, Monique
12 de agosto de 2015 - Chat BD
09:06:19 Monique Estou num evento de pesca e encontrei com um professor da UERJ... Falei com ele a problemática do caso do Bolsonaro no STF e ele disse que se a gente quiser ele faz um parecer dizendo que o dano à estação ecológica nada tem a ver com a questão da quantidade de peixes. Vc acha interessante? Posso expedir um ofício à ele e depois te mandar o parecer.
09:07:24 Monique A denuncia não tem nada a ver com dano mas enfim... Como a Carmen Lúcia falou em insignificância, talvez seja uma boa.
09:10:04 Monique O professor da UERJ disse que os danos não têm relação exclusiva com a biomassa, ou seja, com a quantidade de peixes pegos.
09:14:28 Monique É o Marcos Bastos, ele é diretor do instituto de biologia da UERJ. Acho que tem muito peso.
A procuradora da República, Monique Cheker referiu-se a Bolsonaro, então candidato a Presidente da República, no dia 29 de setembro de 2018, como alguém que defende tortura e com ideias fascistas.
29 de Setembro 2018 - Chat Winter is Coming
14:27:16 Monique Bolsonaro defende tortura e precisará Congresso para aprovar suas propostas fascistas.
Neste outro trecho, a procurada Monique Cheker, disse que Bolsonaro deveria ser extirpado da vida pública e comparou o Bolsonaro à deputada Maria do Rosário:
“Esses lixos se atraem”, disse.
Veja:
20 de Setembro 2018 – CHAT BD
17:26:16 Monique Não é coerência, é monologo: tiro, porrada e bomba. Bolsonaro teria de ser extirpado da vida publica. Eu o vi praticando crime e esculhambando o fiscal do Ibama que o autuou. E depois dá um de moralista. A coerencia é com o que? Maria do Rosario, e CIA tambem causam mal ao discurso que pegam. É a minha teoria dos extremos: esses lixos se atraem.
Já em setembro de 2019, a procuradora Monique critica Augusto Aras.
13 de Setembro 2019 – CHAT WINTER IS COMING
17:48:40 Monique A fala de Augusto Aras enfraquece a lista, enfraquece o MPF. É uma fala ruim, lamentável, que vem em momento em que já estamos fragilizados. “Excesso de democracia” no MPF faz com que enxerguemos esses ataques como inocentes mas não são: “deixe ele falar, pois pluralidade fortalece o debate”. Contudo, se posicionar publicamente assim, neste momento de crise, faz fortalecer, não o debate, mas a burlar a algo que nos é importante. Repito: não vemos isso em outras Instituições. Para mim, esse colega não representa o quero no MPF.
17:48:41 Monique Aliás, este momento, está sendo bem propício a que saibamos que MPF queremos no futuro. Nossa autofagia em nome da “pluralidade de ideias” já nos rendeu perda de atribuições. É a DPU, é a PF, acho que basta. Eu não quero mais isso. E não votarei em quem não se posicionar por resgatar a defesa da Instituição. A lista tríplice é um tema central.
19:29:53 Luiz Lessa Exato
19:30:07 Luiz Lessa De preferência, tem que tatuar na testa
19:30:12 Luiz Lessa esse compromisso
19:39:20 Roberto Alguém resgata já agora now! Hayssa me deve uns três almoços! Não pode fugir assim!
Não era apenas Monique Cheker que não gostava de Bolsonaro. Outros parceiros dos procuradores da Lava Jato também tinham uma certa animosidade contra o presidente. Confira neste chat dos parceiros do MPF sobre as dez medidas contra a corrupção em que comparam Bolsonaro a Hitler:
04 de Agosto 2018 - Chat Parceiros/MPF 10 Medidas
Gustavo Mas a Justiça Militar foi muito pusilânime na apuração. Deviam ter colocado o Bolsonaro para ser interrogado pelo seu ídolo, Coronel Brilhante Ustra. Aí a verdade apareceria!...
11:12:06 Gustavo (Lembrei-me de outro jovem militar - igualmente arruaceiro, preconceituoso, prepotente, falastrão, simplista e insciente da própria ignorância, supondo-se muito capacitado -, posteriormente, na maturidade, guindado à liderança de massas apaixonadas. Só que este era austríaco, pintor de aquarelas e sem referencial histórico sobre aonde desemboca esse tipo de liderança populista mais exaltada...)
18 de julho 2017 - CHAT BD
1:19:16 Angelo Aliás, Lula x Bolsonaro é algo que merece comemoração! Difícil imaginar um final melhor para essa história. Só uma bomba atômica seguida de ocupação militar estrangeira. Rs.
3:28:10 Luiza Aqui não tem direita liberal e sim militar , basta ver declarações dos generais da campanha .
13:28:12 Luiz Lessa e a esquerda faz o quê? Fidel fazia o quê? Mao? Stalin? Pol pot
13:28:31 Luiz Lessa E a nossa esquerda vai fazer diferente?
13:28:48 Luiz Lessa só se cooptar a PGR e o STF, como tentaram fazer
13:28:59 Marco Adão Na minha avaliação, Bolsonaro não é direita. É fascismo.
19:53:04 jcarloscr Fábio é muito jovem, daí o otimismo. Só que dessa vez ele se descolou do princípio da realidade. Bolsonaro é a escória da ditadura militar, aqueles que queriam um Pinochet no Brasil. Aquilo que Geisel chamava de bolsões revolucionários sinceros mas radicais. É o pessoal que queria matar Arraes, JK, Brizola, todo mundo. Mataram os três líderes da Frente Ampla (JK, Jango e Lacerda) e o líder da ala moderada do movimento militar, Castelo Branco, que era um incômodo para eles. Agora vão voltar para terminar o serviço e eliminar a segunda geração.
19:54:53 jcarloscr Gilmar merece um Sêneca moderno para escrever uma “Apocoloquintose do Divino Gilmar”.
07:16:16 Mario Perfeito. Impossível alguém com um mínimo de boa-fé, para não falar de inteligência, desassociar Bolsonaro do fascismo. Lógico que nem todos os seus eleitores o são, mas estão votando em um. E isso tem que ficar bem claro.
07:27:48 Livia Tinoco Os alemães negavam o caráter fascista e nazista de Hitler. A sociedade alemã sabia que pessoas judias estavam indo para campos de concentração e fingiam que não sabiam ou negavam esse fato. Eu vejo muita gente negando a verve autoritária de Bolsonaro. Pra mim é negar um fato. As pessoas negam que ele tenha dito que defende a tortura. Ele disse e está gravado. Ontem eu vi pessoas negando que o capoeirista baiano tenha sido assassinado por causa de um diferença ideológica e isso aconteceu. Eu estou muitíssimo apreensiva com isso tudo a ponto disso estar afetando minha saúde.
07:42:21 Luiza Não é não , é fenômeno vem delineado e estudado como já conversamos aqui , se devemos classificar Bolsonaro com fascista , neofascista , protofascista ou autoritário modelo tupiniquim , essa é a discussão.
Procuradores da Lava Jato claramente não gostavam de Bolsonaro e chamavam em alguns casos o presidente da República de “Bozo”. Veja os diálogos:
26 de Março de 2029 – CHAT FILHOS DE JANUÁRIO
O chefe da Força Tarefa Deltan Dallagnol se chamou o presidente da República de Bozo no dia 26 de março de 2019, dizendo aos colegas que queriam descolar a imagem da Lava Jato do presidente
12:47:28 Isabel Grobba Pessoal, podemos fazer um grupo sobre todas as questões do acordo petrobras - para colocarmos lá eventuais intimações e respostas etc? Ou acham que mais atrapalha que ajuda?
12:52:40 Deltan Acho que mais atrapalha, Isabel. Todos estão respirando esse assunto. Acho melhor tratarmos aqui
12:57:08 Juliana Camara (pral) Robinho estará fora semana que vem
12:57:37 Deltan Pessoal, estou pensando em ligar pra todos os jornalistas de opinião, dos principais veículos, que falam sobre LJ (audio e impresso) para conversar, ouvir cenário, ouvir críticas, lembrar da importância de reformas e tentar trazê-los mais pra causa. Já aproveitaria pra esclarecer sobre a fundação. Tenho achado a defesa da LJ muito fraca por jornalistas e será bom pra sondar como estamos e como estão nos vendo, tentando trazer mais pro nosso lado. Agora, isso vai tomar um tempo danado, seria um grande esforço, mas acho manejável com Júlio de volta agora e Paulo ajudando bastante. Contudo, queria ouvir Vcs pra ver se também acham que vale a pena e pra ouvir eventuais sugestões de abordagem
12:58:46 Deltan Pela agenda essa e a semana seguinte (em que Paulo estará fora) são as semanas com mais presença em Curitiba
12:58:50 Jerusa Quarta tenho audiência
12:59:11 Deltan Je, Vc olha a pauta de audiências e vê qual dia seria melhor, entre terça e quinta?
13:02:08 Welter Prr Concordo
13:02:26 Jerusa semana que vem, pode ser na terça (02) ou quinta (04) - nao ha audiencias nessas datas na outra semana, so nao tem audiencia na quinta (11) e sexta (12)
13:03:07 Jerusa concordo, mas precisamos descolar do bozo tb
13:11:08 Deltan O maior desafio é descolar do Bozo - pra angariar o apoio de jornalistas - sem perder o apoio dos apoiadores do Bozo
13:11:43 Deltan boa, travei a quinta-feira então
13:12:14 Jerusa pois é .... tarefa dificil!
Neste trecho, os diálogos revelam animosidade de promotores ligados a Operação Lava Jato contra Bolsonaro. Ao ponto de aderirem a campanha conhecida nas redes sociais como #EleNão Na véspera da eleição, procuradores da Lava Jato haviam aderido a campanha #EleNão contra o então candidato a presidente da República Jair Bolsonaro:
21 de Setembro 2018 – CHAT WINTER IS COMING
2:33:00 Hayssa o Jornlista Ricardo Noblat afirma que um ministro do STF pode adiantar sua aposentadoria no caso de vitória do deputado Jair Bolsonaro nas eleições.
12:33:07 Hayssa não fala que foi Gilmar que falou
12:33:10 Hayssa é fake news
12:33:52 Ana Paula: (Risos)
12:34:15 Janice Droga! então volto ao #EleNão
12:34:23 Angelo Total. Imagina Gilmar se aposentar com o risco de Bolsonaro nomear Moro para o STF.
12:37:14 Nicolao Velha guarda!?!?
12:37:24 Hayssa Janice ficou no #eletalvez e retornou para o #elenão
12:38:41 Ana Paula A matéria é confusa pq no início afirma que a frase é de GFM. Depois fala em “um ministro”.
12:39:05 Ana Paula Aqui em Brasília, há tempos corre o boato que esta frase é do Celsão!!!
12:39:25 Hayssa pois é
12:40:19 Janice Celsão tá ameaçando faz tempo, Carminha disse que não aguenta mais, só o não sai de jeito nenhum
12:40:21 José Leonardo Bem confusa mesmo
12:41:02 Hayssa tá... queria ver Gilmar com Moro no STF. Cada sessão um balde de pipoca
12:41:03 Hayssa haahahahahahahah
12:41:51 Janice nooooossa as primeiras eu pagaria passagem pra assistir pessoalmente
12:42:23 Ana Paula Eu ia ter cadeira cativa, sabe? Kkkkk
12:42:30 Hayssa melhor que jogo do Brasil nos tempos áureos do futebol
12:43:13 Ana Paula Daria para fazer até bolão!
13:00:03 Peterson MPF PGR Impressionante o que os apoiadores do Bozo estão produzindo de fake news
13:01:57 Anderson: (Boca Fechada)
Bozo misógino
14:35:29 Peterson MPF PGR Quem seria o PGR com Bolsonaro ?
14:35:40 Peterson MPF PGR E com Haddad?
14:35:41 Monique Ailton
14:35:52 Peterson MPF PGR sério
14:35:56 Marco Adao Nunca antes na história desse país...
14:35:59 Monique Wadih
14:36:11 Peterson MPF PGR Continua com piada
14:36:34 Monique: (Carinha piscando)
14:36:38 Peterson MPF PGR Setembro do ano que vem . Já já chega
14:37:45 Peterson MPF PGR Lista tríplice para Bolsonaro : Nicolao, Luiza e Blal?
14:37:56 Peterson MPF PGR Lista tríplice para Haddad : Nicolao, Luiza e Blal?
14:38:18 Peterson MPF PGR Não coloquei Raquel , pois deverá estar no STF
14:43:03 Goethe Abreu Fascismo: "Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado " hummm... Como é fascista quem quer redução do Estado??!!! Será que andam mentindo para mim?!!!
14:48:24 Marco Adao Talvez seja só um Bozo autoritário, misógino e preconceituoso com delírios ultraliberais
14:49:08 Marco Adao Na minha visão rsrs
Procurador mais experiente da Operação Lava Jato, Januário, que deu nome ao grupo do telegrama Filhos de Januário, em sua homenagem, diz que vai se aposentar apenas “se o Bozo deixar”.
7 Nov 18
08:19:16 Deltan Jan qd Vc se aposentar
08:19:18 Deltan ?
09:07:57 Januario Paludo Integralmente no final do ano que vem, se o bozo deixar. Proporcional já estou.
09:08:25 Januario Paludo Vc tá parecendo o moro.
10:18:59 Deltan Kkk exato
10:19:11 Deltan Seria ótimo ter alguém lá
No dia 26 de abril de 2016, o grupo de Telegram composto por promotores da Lava Jato e parceiros, um dos promotores sugere que o MPF entre com uma ação criminal contra Bolsonaro mesmo sabendo que não terá êxito, mas apenas para que Bolsonaro fosse “esculachado”. Veja os diálogos:
26 de abril 2016
13:51:31 Wellington Para reflexão dos colegas: no episódio da homenagem de Bolsonaro a Brilhante Ustra, quando votou na Câmara pela autorização de impedimento da presidente, veem alguma medida que pudesse caber à PGR ou ao MPF? Algumas pessoas ponderaram que, se coubesse alguma medida contra Bolsonaro, deveria caber também contra um deputado que homenageou Marighella, porque ele também seria terrorista
27 de abril de 2016
10:59:56 Artur Gueiros Divergindo respeitosamente, acho o caso Bolsonaro/Ustra muito grave e acho que a PGR deveria tomar a dianteira em provocar o STF nesse episódio
11:00:45 Artur Gueiros Mesmo com jurisprudência contrária, acho importante institucionalmente o PGR atuar criminalmente contra Bolsonaro
11:02:05 Artur Gueiros Pelo que sei do Supremo, mesmo quando ele vai rejeitar a denúncia ou absolver parlamentar, os ministros se sentem mais a vontade para cair de pau em cima do respectivo parlamentar
11:03:19 Artur Gueiros Enfim, acho que há fundamento jurídico, e, mesmo que com poucas chances de êxito, a PGR deve agir nesse episódio em prol dos valores caros a nossa sociedade
11:04:53 Artur Gueiros Enfim (2), mesmo rejeitando/absolvendo em razão da imunidade parlamentar, ele merece o constrangimento de ser esculachando pelos ministros da Corte
11:05:01 Artur Gueiros *esculachado
11:20:17 Douglas Concordo com a ideia. Mas o STF tem sido inflexível mormente se falado dentro do congresso como foi caso de bolsonaro.
Por meio de nota, o MPF afirmou que:
"1. Os procuradores da República que integraram a força tarefa Lava Jato reafirmam que não reconhecem a autenticidade e a veracidade das mensagens criminosamente obtidas por hackers que estão lhe sendo atribuídas. Os supostos diálogos constantes nessas mensagens, editados, descontextualizados e deturpados, vêm sendo utilizados de forma deliberada e sistemática para fazer falsas acusações contra a operação, sem correspondência na realidade, por pessoas movidas por diferentes interesses que incluem a anulação de investigações e condenações.
2. O material apresentado pela repórter indica que as supostas mensagens sobre o julgamento relacionado a Angra dos Reis teriam sido emitidas por terceiros, não integrantes da força-tarefa em Curitiba. Assim, não guardam qualquer relação com as investigações que tiveram curso na Operação Lava Jato.
3. Conforme já explicado anteriormente, a força-tarefa do caso Lava Jato em Curitiba tinha atribuição limitada à investigação de crimes relacionados às empresas do Grupo Petrobras, de forma que nunca realizou, absolutamente, quaisquer investigações em relação ao atual presidente ou a sua família. Reitera-se que a circunstância de meramente se fazerem comentários sobre fatos publicados na imprensa ou sobre outras investigações públicas não relacionadas à Lava Jato, se ocorreram do modo como publicados, não significa ou autoriza a conclusão leviana de que existiria investigação em desfavor do atual presidente ou seus familiares."
Sandra Terena - Jornalista profissional diplomada, pós-graduada em Comunicação Audiovisual com ênfase em Cinema, especialista em Direitos Humanos pelo IPPDH. É autora do documentário Quebrando o Silêncio - Prêmio Jovem da Paz em 2009.
Foi repórter do Jornal Gazeta do Povo e assessora de Comunicação na Fundação Cultural de Curitiba. É ex-Secretária Nacional da Igualdade Racial do governo Federal de janeiro de 2019 a setembro de 2020.
Jornal da Cidade