Curiosidade: ele apresenta quatro especializações no currículo e tem nível de leitura razoável em hebraico
O Brasil tem um novo ministro da Educação. Semanas após a exoneração de Abraham Weintraub e da rápida passagem de Carlos Decotelli, o MEC passa a ter Milton Ribeiro como titular. O nome dele foi publicado nesta sexta-feira, 10, no Diário Oficial da União.
Mas, afinal, quem é o novo ministro escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro? Conforme Oeste noticiou, ele é evangélico e já integrava Comissão de Ética da Presidência da República. No Lattes, plataforma online de professores e pesquisadores, ele informa vasta formação acadêmica.
Informações essas que vão de duas graduações a doutorado, passando por quatro especializações e um mestrado. Além dos títulos, Milton Ribeiro apresenta curiosidades a seu respeito. De acordo com o próprio novo ministro, ele compreende e lê “razoavelmente” bem o idioma hebraico.
Confira, abaixo, mais informações sobre Milton Ribeiro, novo número 1 do MEC:
Duas graduações
É formado em Teologia Seminário Presbiteriano do Sul (SPS) e em Direito pelo Instituto Toledo de Ensino (ITE).
Quatro especializações
Seu currículo conta com pós-graduações em Direito Imobiliário, Gestão Universitária, Teologia do Velho Testamento e Especialização em Velho Testamento. Os cursos foram realizados respectivamente em: Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Centro Teológico Andrew Jumper (CTAJ).
Mestrado
O novo ministro da Educação é mestre em Direito pelo Mackenzie.
Doutorado
Orientado por Roseli Fischmann, o escolhido por Bolsonaro para comandar o MEC tem doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Obtido em 2006, o título de sua tese é “Calvinismo no Brasil e organização: o poder estruturador da educação”.
Escritor
O recém-nomeado ministro é autor de um livro. Em 2022, ele lançou pela Editora Mackenzie a obra “Liberdade Religiosa: uma proposta para debate”.
Experiência profissional
Sob a denominação de reverendo, Milton Ribeiro mantém vínculo profissional com o Mackenzie. Na instituição de ensino superior baseada em São Paulo, ele é vice-presidente do Conselho Deliberativo e membro da Comissão de Assuntos Educacionais da universidade. Anteriormente, foi reitor e vice-reitor.
Outras curiosidades
Além de relação com o meio acadêmico, ele é:
- Advogado inscrito na OAB de São Paulo;
- Diretor da “Luz para o Caminho”, entidade responsável pela administração das mídias da Igreja Presbiteriana;
- Irmão mantenedor da Santa Casa de Santos, no litoral paulista;
- Poliglota: diz “compreender bem” os idiomas inglês e espanhol, além de “razoavelmente” o francês.
- Entusiasta do hebraico. Sobre o idioma, afirma ter compreensão e leitura razoável, mas falando e escrevendo pouco.
Anderson Scardoelli, Revista Oeste