segunda-feira, 2 de maio de 2016

Carlos Velloso ganha apoio do PSDB-MG e de Aécio para ministro da Justiça

Mônica Bergamo - Folha de São Paulo


Carlos Velloso, ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), ganhou apoio do PSDB de Minas Gerais para ser ministro da Justiça. Ele nasceu no Estado, em Entre Rios de Minas.

FORNO
O senador Aécio Neves é um dos que veem com bons olhos a indicação do conterrâneo e, segundo interlocutores, já transmitiu sua impressão à equipe de Michel Temer.

FORNO 2
Outro nome no topo da lista para a pasta da Justiça é o do paulista Cezar Peluso, também ex-ministro da corte. E por fora corre Alexandre de Moraes, secretário de Segurança de São Paulo.

EFEITO CASCATA
A possibilidade de o STF (Supremo Tribunal Federal) afastar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados por estar na linha de sucessão presidencial, sendo réu, ou de declarar que ele não pode assumir a Presidência da República no lugar de Michel Temer pelo mesmo motivo, pode atingir num segundo momento o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

COLEÇÃO
Renan é investigado em cerca de uma dezena de inquéritos. Caso o STF aceite alguma das denúncias contra ele, se transforma em réu –como Eduardo Cunha.

EQUILÍBRIO
Ministros do STF têm ponderado que Renan é, hoje, fator de estabilidade política, já que é considerado experiente negociador no Congresso.