quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pesquisa do Netflix identifica quais os episódios 'viciantes' de cada série

Bruno Meier - Veja







Quando realmente você foi fisgado por uma série popular? 

Graças a seu banco de dados, o serviço agora sabe 

exatamente o episódio que fidelizou o espectador

 a uma atração



Frank Underwood (Kevin Spacey) em 'House of Cards'
Frank Underwood (Kevin Spacey) em 'House of Cards'(VEJA.com/Divulgação)


O Netflix, serviço de filmes e programas de TV por streaming, conta com um banco de dados precioso e imenso. Os computadores da empresa registram exatamente o que cada um dos 65 milhões de assinantes (42 milhões só nos Estados Unidos) em mais de 50 países viu, e em que ordem. Sabem, por exemplo, quando um espectador começou a ver uma série mas parou no meio. Um dos principais executivos da Netflix disse em entrevista que as decisões sobre os investimentos artísticos da empresa seguem uma proporção: 70% dependeriam dos dados, e 30%, da intuição. Há alguns meses, os engenheiros do Netflix foram encarregados de descobrir qual foi o episódio-chave que fisgou seus usuários a ponto de completar uma temporada. "No horário nobre na TV tradicional, o episódio-piloto é indiscutivelmente o ponto mais importante na vida de uma série. Na nossa pesquisa, descobrimos que ninguém nunca foi fisgado no piloto. Isso nos dá confiança de que disponibilizar todos os episódios de uma só vez para os nossos assinantes facilita o surgimento de fãs", diz Ted Sarandos, diretor de conteúdo do Netflix.
Participaram desta pesquisa 16 países, entre janeiro e julho de 2015. O episódio definido como "gancho" é aquele que, ao ser assistido, levou 70% dos espectadores a completarem a temporada. Os responsáveis pelo estudo não têm dúvidas, por exemplo, de que uma cena foi crucial para o sucesso de Breaking Badno Brasil e no mundo: a banheira (quem já viu sabe do que se trata - e quem já viu provavelmente viu a série até o fim). Em House of Cards, o episódio que despertou o espectador brasileiro foi diferente no resto do mundo: aqui, a coisa pegou fogo quando Frank Underwood (Kevin Spacey) faz sexo com a jornalista Zoe Barnes (Kate Mara).
Há diferenças nacionais. Os holandeses, por exemplo, se apaixonam mais rapidamente pelas séries e são fisgados um episódio antes da maioria dos países. Austrália e Nova Zelândia são mais difíceis de dobrar: qualquer série leva de um a dois episódios a mais que o resto do mundo para fisgar os assinantes desses países. Em Better Call Saul, Jimmy McGill conquistou os brasileiros um episódio antes dos mexicanos.