Com agências internacionais
O governo da China inaugurou um banheiro público em Pequim com televisão, internet sem fio, caixas eletrônicos e estações para carregar celulares e carros elétricos. O toalete fica na estação da Praça Fuqian em Fangshan, um distrito no sudoeste de Pequim.
Segundo a Xinhua, agência oficial de notícias, a construção é parte do programa "Revolução do Banheiro", cujo objetivo é melhorar os padrões sanitários da China para atrair mais turistas internacionais.
A indústria do turismo da China já renovou 68 mil banheiros nos últimos três anos (cerca de 19% do objetivo final) transformando-os em locais "universalmente adequados", afirma a agência do país. O plano é construir e atualizar outros 64 mil banheiros entre até 2020.
Mas o projeto também tem sofrido críticas por parte dos moradores. Segundo reportagem do The New York Times, alguns reclamam que as construções são desperdício do dinheiro público:
"É apenas um banheiro", contou Lei Junying, 74, um fazendeiro aposentado que mora em Fangshan, em entrevista ao jornal americano. E acrescentou: "O governo pede às pessoas que paguem impostos. Por que eles não doam esse dinheiro para os bairros pobres?"
Ainda sim, segundo a publicação, o local se tornou um ponto bastante popular no distrito e dezenas de pessoas visitam o local por hora. O morador Zhou Wang, que é motorista de ônibus, contou ao NYT que espera que o banheiro "ajude a trazer mais visitantes estrangeiros".