Petista estará frente a frente com o juiz Sérgio Moro em meio a clima de tensão e atos em Curitiba
ACOMPANHE AO VIVO
ATUALIZAR- 11h3610/05/2017Fotógrafos registram chegada de Lula ao Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Ela já está a caminho de um holtel na região central. Depoimento está marcado para as 14h. Foto: Heuler Andrey/AFP
- 11h3310/05/2017Em Curitiba, manifestantes fazem 'outdoor' em apoio ao ex-presidente: 'Lula, seja bem-vindo à terra da resistência'. Foto: Paulo Whitaker/Reuters
- 11h3110/05/2017O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido por parlamentares e dirigentes do PT após desembarcar no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na manhã desta quarta-feira.A ex-presidente Dilma Rousseff, que desembarcou uma hora depois de Lula no aeroporto, também se juntou ao grupo, em uma área externa destinada à aviação executiva. Juntos, o grupo gravou um vídeo aclamando o petista como "Lula, guerreiro do povo brasileiro". A comitiva saiu do local por volta das 11 horas, rumo a seus locais de hospedagem.Do lado de fora, manifestantes contrários ao ex-presidente faziam um protesto, a cerca de 500 metros. A Polícia Militar fez a segurança do local e, segundo relatos, não houve confronto. (Daniel Weterman, enviado especial)Foto: Heuler Andrey/AFP
- 11h2710/05/2017Deficiente visual, o aposentado Flávio Henrique de Sousa foi atingido por um veículo que furou o bloqueio da manifestação pró-Lula em Curitiba. A pancada lhe causou uma escoriação na perna direita. "Se meu amigo não me puxa eu podia ficar machucado mais seriamente ou até morrer", disse. O veículo não foi identificado.Na ausência de policiamento durante os primeiros 30 minutos de caminhada, o "controle de tráfego" era feito pelos próprios manifestantes. O bloqueio parcial das ruas, no entanto, muitas vezes não era respeitado pelos motoristas. Veja abaixo o vídeo da entrevista com o aposentado:
(Valmar Hupsel) - 11h2510/05/2017
- 11h2410/05/2017
- 11h1310/05/2017O ministro Felix Fischer negou, nesta manhã, dois pedidos de liminar em habeas corpus impetrados pela defesa do ex-presidente Lula. Foi negada a suspensão da tramitação de uma ação penal em que a defesa pedia acesso por pelo menos por 90 dias a documentos da Petrobrás para análise. Também foi negada a gravação da audiência em imagem e áudio de forma autônoma. Quanto ao terceiro habeas corpus, que pede o sobrestamento da ação penal, ainda não houve decisão. (Luiz Vassallo)
- 11h0910/05/2017Na TV Estadão, Haisem Abaki e José Nêumanne comentam a expectativa para o primeiro interrogatório do ex-presidente em Curitiba, com Sérgio Moro. Veja o vídeo:
- 11h0410/05/2017A marcha em apoio ao ex-presidente Lula segue pela Rua Mariani Torres sem qualquer acompanhamento da Polícia ou agentes de trânsito. A exceção é o helicóptero da PM que sobrevoa o movimento. Isso tem provocado situações de risco. No movimentado cruzamento com a Av. Sete de setembro, motoristas e motociclistas avançam sobre os manifestantes, forçando a passagem. (Valmar Hupsel)
- 11h0410/05/2017Dilma chegou de Porto Alegre em voo de carreira às 10h23 e teve desembarque prioritário do avião, não passando pelo saguão do aeroporto. Ela estava acompanhada do ex-ministro do Trabalho Miguel Rosseto. Segundo passageiros do voo, ouvidos pelo Broadcast Político, Dilma foi discreta e não interagiu com outras pessoas. Também não houve pedido de foto ou cumprimentos.A ex-presidente deve se encontrar agora pela manhã com Lula. O voo de volta de Dilma, também de carreira está marcado para 21h43 de hoje a Porto Alegre. Foto: Wesley Santos(Daniel Weterman, enviado especial)
- 10h5710/05/2017Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, 118 ônibus que transportavam manifestantes favoráveis a Lula foram abordados nos acessos a Curitiba, desde a manhã de ontem. Apenas um foi retido, por falta de equipamentos de segurança no veículo e falta de autorização da ANTT para circular. Mesmo assim, nenhum manifestante foi impedido de acessar a cidade.Ontem, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que foram apreendidos facões com alguns militantes do MST. Eles alegaram que usam os instrumentos na cozinha do acampamento. Leia a reportagem do Estadão.
- 10h4710/05/2017Curitiba amanheceu com clima tenso à espera do depoimento do ex-presidente Lula. Policiais militares fazem bloqueio de regiões próximas ao prédio da Justiça Federal do Paraná e, na madrugada, integrantes do MST que chegavam de ônibus à capital paranaense foram revistados. Foto: RODOLFO BUHRER/REUTERS
Veja galeria com fotos de Curitiba no dia do depoimento - 10h3910/05/2017O voo que levou a ex-presidente Dilma Rousseff de Porto Alegre a Curitiba pousou há poucos minutos no Aeroporto Afonso Pena. Dilma usou um voo comercial para a viagem. Ao lado de Lula, a presença de Dilma em manifestação ao final do dia é esperada pelos apoiadores.
Foto: Hilary Swift/The New York Times - 10h3310/05/2017Um forte esquema de segurança está montado no entorno do prédio da Justiça Federal em Curitiba, onde trabalha o juiz Sérgio Moro. Apenas moradores, comerciantes e jornalistas credenciados podem ultrapassar o cordão de isolamento em um raio de 150 metros do edifício. Nas próximas horas, manifestantes pró e contra Lula anunciam manifestações pacíficasna área. Não há confirmação sobre o trajeto das passeatas e possível encontro entre os grupos contrários.
Foto: Alex Silva/Estadão - 10h2810/05/2017Militantes do MST denunciam ter sofrido ataque de grupo contrário a Lula no início da madrugada. Cinco pessoas teriam lançado rojões em direção ao acampamento. Duas pessoas ficaram feridas, sendo uma criança, segundo nota divulgada pela Frente Brasil Popular.“Ressaltamos o caráter pacífico de nossas manifestações e aguardamos que as autoridades responsáveis, que movimentaram todo o aparato público de segurança para atividades da jornada pela democracia, investiguem, encontrem os responsáveis e encaminhem uma punição dentro dos termos da lei”, afirma o comunicado.A Polícia Militar não registrou a ocorrência, nem qualquer outro tipo de conflito entre manifestantes durante a madrugada.
Com informações do repórter Valmar Hupsel






