sábado, 6 de fevereiro de 2016

Hillary e Sanders estão empatados em nível nacional, segundo pesquisa

Veja


Levantamento sobre os pré-candidatos do Partido Democrata

para as eleições presidenciais foi feito depois do caucus de Iowa




Os pré-candidatos democratas Bernie Sanders e Hillary Clinton
Os pré-candidatos democratas Bernie Sanders e Hillary Clinton durante o primeiro debate do partido(Lucy Nicholson/Reuters)
Os dois pré-candidatos à indicação do Partido Democrata para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Bernie Sanders, estão tecnicamente empatados em nível nacional, segundo a última pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Reuters/Ipsos. O levantamento dá à ex-secretária de Estado, que chegou a liderar a corrida com até 50 pontos de diferença meses atrás, uma vantagem mínima de três pontos (48% a 45%) sobre o senador socialista. Como a margem de erro é de cinco pontos, isso leva a uma situação de empate técnico.
A pesquisa entrevistou 512 possíveis eleitores entre os dias 2 e 5 de fevereiro, ou seja, depois do caucus (assembleias populares) de Iowa, onde Hillary e Sanders ficaram realmente empatados, já que a ex-secretária de Estado foi considerada vencedora por poucos décimos após uma longa apuração sobre a qual ainda pairam dúvidas.
Na próxima terça-feira, os dois pré-candidatos se enfrentarão nas primárias de New Hampshire, um pequeno estado do nordeste do país no qual todas as pesquisas dão clara vantagem a Sanders - o que, se for confirmado, aumentaria ainda mais a incerteza em uma corrida que meses atrás parecia estar resolvida em favor de Hillary Clinton.
Publicidade



Debate - Nesta quinta-feira, Hillary e Sanders se enfrentaram no debate mais acalorado até o momento da campanha O debate, que aconteceu na Universidade de New Hampshire, na cidade de Durhan, foi a primeira vez em que a ex-secretária de Estado e o senador socialista por Vermont debateram téte-à-téte, após a desistência do até então terceiro candidato em disputa, Martin O'Malley, na segunda-feira depois do caucus de Iowa.
Um dos momentos mais tensos da noite foi quando o senador socialista afirmou que sua rival representa o poder estabelecido e ele os cidadãos comuns. "Hillary Clinton tem o apoio de quase todo o 'establishment'. Ela representa o 'establishment', e eu represento os cidadãos americanos comuns", declarou Sanders. "Quem trabalhou comigo e com Sanders acaba preferindo me apoiar porque sabe que eu posso conseguir as coisas", rebateu a ex-primeira-dama, que recriminou o senador por ser "o único" que caracteriza ela, "uma mulher que está tentando chegar à Casa Branca", como parte do 'establishment'.