quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dilma ´trambique` afunda o Brasil! Vendas de veículos caem 17% no 1º trimestre do ano

Eduardo Sodré - UOL


O mês de março confirmou a retração no setor automotivo. Os licenciamentos fecharam o trimestre com queda próxima a 17% em comparação a igual período de 2014. Os dados preliminares apurados pela Folha incluem carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Até segunda (30), 217,7 mil veículos haviam sido comercializados no país. A previsão era que o número chegasse a 230 mil com a contagem do último dia útil do mês (31).

Os resultados confirmam as expectativas para o semestre. A Renault, por exemplo, prevê que a queda nas vendas entre janeiro e junho de 2015 será de 16% em relação a igual período de 2014.

"Há uma crise de confiança, o consumidor está retraído", disse à FolhaOlivier Muguet, presidente da Renault do Brasil, durante a apresentação da linha 2016 do utilitário Duster, nesta terça (31).

As empresas têm feito ajustes nas linhas de montagem. Em Taubaté (a 140 km de São Paulo), 4.200 funcionários da Volks estão em férias coletivas desde segunda (30), com duração de 20 dias. A fábrica produz os modelos Up!, Gol e Voyage, que estão entre os carros com grande volume de estoque parado nos pátios.

Mercedes e GM abriram recentemente programas de demissão voluntária (PDV), e a Ford congelou salários.

Na próxima terça (7), a Anfavea (associação montadoras) irá divulgar dados de produção e revisar para baixo as projeções iniciais, que indicavam estabilidade nas vendas em relação à 2014.