O Globo informa que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, finalmente irá se licenciar do partido, alegando que precisa se concentrar em sua defesa depois que virou réu. Por enquanto, o PT nega.
É o jogo do “vaza-e-nega” para expor a indecisão interna do partido enquanto a negociação não termina.
A pergunta não é quando. É “quanto”. Quanto o PT tem oferecido a Vaccari para sair de fininho sem entregar Lula, Dilma Rou7 e todo o partido? Quem vai pagar a sua defesa?
De acordo com a denúncia do Ministério Público, “não há qualquer dúvida de que João Vaccari tinha plena ciência, na qualidade de tesoureiro e representante do Partido dos Trabalhadores, do esquema ilícito e, portanto, da origem espúria dos valores”. Detalhe: valores de 4,26 milhões de reais entre 2008 e 2010 repassados ao PT sob a aparência de doações legais.
Eduardo Leite, vice-presidente da Camargo Corrêa, admitiu o pagamento de propina de 10 milhões de reais em 2010 para as campanhas do PT, inclusive a de Dilma, a pedido de Vaccari.
Para melar a tentativa do governo de evitar o desgaste político com a possível licença tardia do tesoureiro, não há qualquer dúvida de que a oposição tem de colar a imagem de Dilma à dele.
“A oposição brasileira renova a pergunta à presidente Dilma: ela mantém a confiança no sr. João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, que agora passou a ser formalmente réu na Operação Lava Jato?”, questionou Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, aludindo à pergunta do senador Aécio Neves na campanha eleitoral de 2014.
Acrescento: a presidente Dilma teme a retaliação de Vaccari se responder que não confia mais nele? Teme a retaliação da opinião pública se responder que confia? É esse o dilema imoral que faz o PT demorar tanto a expulsá-lo do partido? A propósito, presidente: o réu voltará ao quadro do PT mesmo se for condenado, como o tesoureiro Delúbio Soares voltou depois do mensalão?
Pois é. Se a oposição fizer o seu trabalho, Dilma não se blinda nem que a vaca tussa.
Vaccari já tossiu em cima dela.