sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Receita da NFL é 5 vezes maior do que toda a publicidade no Brasil

 Recursos vieram de direitos de transmissão nacionais, patrocínios, venda de produtos licenciados e licenciamentos




A cada temporada, a National Football League (NFL), liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, vem quebrando recordes de arrecadação que a colocam como a maior liga do mundo em receitas. A receita da NFL em 2023 chegou a cerca de US$ 20 bilhões (18,7 bilhões, segundo a Deloitte Annual Review of Football Finance). O valor é equivalente a R$ 107,8 bilhões. 

 Como comparação, no Brasil, todos os investimentos em publicidade, em todos os setores, chegaram a R$ 23,4 bilhões em 2023, segundo estudo do Conselho Executivo das Normas-Padrão. Somente a receita anual da NFL, portanto, é quase cinco vezes maior (4,6) do que a de todos os anúncios que movimentam as agências no Brasil.


O valor total de R$ 23,4 bilhões da publicidade no Brasil veio dos seguintes segmentos: 

televisão aberta — R$ 9,28 bilhões (39,6% do total); • internet — R$ 8,96 bilhão (38,2% do total); • mídia exterior — R$ 2,53 bilhão (10,8% do total); • televisão por assinatura — R$ 1,16 bilhão (5,0% do total); • rádio — R$ 975,8 milhões (4,2% do total); • jornal impresso — R$ 367,6 milhões (1,6% do total); • revista impressa — R$ 86,2 milhões (0,4% do total); e • cinema — R$ 68,0 milhões (0,3% do total).

Tamanha diferença, conforme afirma a Oeste Paulo Azevedo, doutor em administração e professor de estratégia financeira do Ibmec São Paulo, se deve, em grande parte, ao potencial da mídia norteamericana. Há décadas, ela é capaz de criar valor em atividades dos mais diversos tipos. A NFL é um dos expoentes deste modelo bemsucedido. 

“A criação desse valor gera a possibilidade de apropriação de valor, como é estudado em estratégia empresarial”, afirma Azevedo. Neste sentido, a publicidade se encaixou à própria cultura norte-americana, apreciadora do esporte há mais de um século. E se utilizou dele para gerar receitas.

“Os clientes que veem valor nos produtos estão dispostos a pagar mais por eles”, observa Azevedo. “Isso ajuda na venda de ingressos, na compra de produtos derivados do evento e na fidelização de clientes.” Equipes da NFL também lucraram 

A temporada de 2024-2025 se encerra no próximo domingo, 9, com a partida entre o Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles. 

Este jogo final, conhecido como Super Bowl, reúne, em um evento que engloba patrocínios milionários e show de artistas de peso, os vencedores Conferência Americana (AFC) e da Conferência Nacional (NFC). 

Somente este jogo gera uma receita de pelo menos US$ 3 bilhões. Todas as equipes participantes da temporada, porém, lucraram.

Cada uma das 32 equipes da liga recebeu US$ 372 milhões (R$ 2,1 bilhões). Os recursos vieram de direitos de transmissão nacionais, patrocínios, venda de produtos licenciados e licenciamentos e foram distribuídos pela NFL, que ficou com uma parte do lucro. 

Revista Oeste