segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Condenado a mais de 30 anos de xilindró Lula - ficou pouco mais de 500 dias em cana, graças aos cúmplices que plantou na 'corte' - intensifica viagens e faz nova rota internacional

Passeio em meio à queda de popularidade do descondenado


Lula passou por duas cirurgias no fim do ano passado | Foto: Ricardo Stuckert/PR 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensifica, a partir desta semana, o ritmo de viagens pelo Brasil. O petista também adicionou à sua agenda a primeira viagem internacional desde as cirurgias realizadas na cabeça, em dezembro do ano passado. 

O movimento de Lula ocorre em meio à queda na popularidade do governo. De acordo com pesquisa do Datafolha, somente 24% dos eleitores aprovam a atual gestão, enquanto 41% a reprovam. 

Esse é o menor índice de aprovação em todos os três mandatos do presidente, enquanto a taxa de reprovação atingiu nível recorde. No último fim de semana, Lula alertou o Partido dos Trabalhadores (PT) sobre a necessidade de “gastar sola de sapato na periferia” para reverter o cenário. 

Veja as próximas viagens do ex-presidiário

A semana do chefe do Executivo começa no Rio Grande do Sul, onde, nesta segunda-feira, 24, ele participa da assinatura do contrato para renovação e ampliação da frota da Petrobras. O acordo prevê a aquisição de quatro navios do tipo Handy, cada um avaliado em US$ 69,5 milhões.




Na quinta-feira 27, o presidente seguirá para Santos, no litoral paulista, para formalizar a concessão do túnel que ligará a cidade ao Guarujá. Segundo a CNN, os detalhes do projeto foram discutidos em uma reunião fora da agenda presidencial, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

O túnel Santos–Guarujá é visto pelos governos federal e estadual como uma das principais vitrines eleitorais em São Paulo. Orçada em R$ 6 bilhões, a obra também reflete a estratégia de Tarcísio para aumentar sua aprovação local.

Já no sábado 1º, Lula fará sua primeira viagem internacional desde as cirurgias realizadas em dezembro para a colocação e remoção de um dreno na cabeça. 

O destino da viagem será Montevidéu, capital do Uruguai, onde participará da posse do presidente eleito, Yamandú Orsi. Em novembro, logo depois da eleição uruguaia, Orsi visitou o Brasil para um encontro com Lula, em que reforçou a importância da relação entre os dois países.

Na semana passada, Lula esteve em São Paulo para uma bateria de exames, incluindo testes de sangue e imagem, a fim de monitorar os impactos da lesão

Com informações da Revista Oeste