O motivo da paralisação é a convocação 'repentina' de sessão presencial na Casa
Os deputados da oposição vão obstruir a pauta na Câmara, nesta segunda-feira, 3. A informação foi confirmada a Oeste pelo líder do bloco, deputado Carlos Jordy (PL-RJ). O motivo da paralisação é a convocação “repentina” da sessão presencial na Casa para hoje.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai pautar no Plenário três matérias importantes para o governo: arcabouço fiscal, reforma tributária e o projeto de lei (PL) que retoma o chamado “voto de qualidade” nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A sessão, contudo, ainda não começou.
Normalmente, não há grandes votações às segundas-feiras. Assim, os deputados chegam a Brasília apenas às terça-feiras. A ação de Lira pretende dar celeridade às pautas do Palácio do Planalto, o que desagradou a oposição.
“Vamos votar de forma açodada matérias de tanta importância quanto essas”, disse Jordy. “Por enquanto, a obstrução vai acontecer apenas hoje. Vamos avaliar os movimento de amanhã. Temos que estudar as matérias e ver o posicionamento da bancada.”
O objetivo de Lira é aprovar, ao menos nesta semana, a reforma tributária e o Carf. Conforme apurou Oeste, ele externou isso aos líderes durante uma reunião que aconteceu na noite do domingo 2 na Residência Oficial. Desse modo, uma obstrução por parte da oposição pode provocar uma indisposição com o alagoano.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com.
Rute Moraes, Revista Oeste