População de bovinos é 10% maior
O Brasil tem mais gado do que pessoas. Enquanto a população do país é de pouco mais de 203 milhões de habitantes, o número de bovinos é mais que 10% maior: de 224,6 milhões. A revista Exame divulgou a informação na quinta-feira 29.
Os dados sobre o número de habitantes do Brasil é do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa da população de bovinos também é fruto de dados compilados pelo IBGE.
Brasil tem 11 unidades da Federação com mais cabeças de gado que pessoas
Essa diferença é notada em 11 unidades da Federação: Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Acre, Goiás e Distrito Federal, Pará, Roraima, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Rondônia tem a maior diferença entre a população de pessoas e gado: são 1,5 milhão de pessoas e 15,1 milhões de bois, uma relação de quase 9,5 vezes mais gado.
Em Mato Grosso, a diferença é de 8,9 vezes. São 2,7 milhões de pessoas e 18,6 milhões de cabeças de gado.
Em terceiro lugar vem o Tocantins, com 6,7 vezes mais gado que pessoas. Em quarto lugar, o Acre tem uma população de bovinos 4,9 vezes maior do que a de pessoas.
Já a cidade que tem a maior diferença entre o número de gado e pessoas é São Félix do Xingu, no Pará: são 65,4 mil pessoas e 2,5 milhões de cabeças de gado.
“A pecuária, por ser uma atividade geralmente mais distante de grandes centros urbanos, leva a curioso fato de alguns Estados terem quase dez vezes mais cabeças de gado que pessoas”, diz a reportagem.
O Censo da população brasileira é realizado pelo IBGE a cada 10 anos — com exceção do mais recente. A mais recente pesquisa de censo da população brasileira é de 2010 e deveria ter ganhado uma nova edição em 2020. Isso não aconteceu por causa da pandemia.
A coleta e a apuração de dados da nova pesquisa ocorreram entre 1º de agosto de 2022 e 28 de maio de 2023.
Revista Oeste