Documento mostra possível relação do fundador da Apple com o lançamento da moeda edigital
Um novo mistério tomou da internet, depois da divulgação de um relatório sobre a criação da principal criptomoeda do mundo: o bitcoin. Ao que parece, há indícios de que Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, pode ter ajudado a desenvolver a moeda digital.
Então, é possível que o criador do iPhone também seja a pessoa por trás de Satoshi Nakamoto — suposto criador da moeda eletrônica, cuja identidade nunca foi realmente revelada.
A suspeita começou a circular na internet recentemente. Andy Baio, um especialista em tecnologia, revelou ter descoberto um documento de 2008 que detalha o lançamento do bitcoin. Esse documento estaria escondido em seu iMac, computador fabricado pela Apple.
Na ocasião, Baio tentava escanear um relatório. E, de repente, apareceu um dispositivo chamado “Virtual Scanner II” em sua tela. Ao clicar, o suposto scanner mostrava uma foto como opção padrão. Contudo, ao alterar a foto para a opção “documento”, apareceu o relatório do lançamento da moeda digital: “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”.
Baio divulgou a descoberta nas redes sociais e em seu blog, o Waxy. Rapidamente, outros usuários do sistema iOS relataram ter encontrado o mesmo documento, usando a mesma técnica. Isso surpreendeu o especialista em tecnologia, visto que praticamente nenhuma discussão sobre o tema havia sido iniciada anteriormente.
Além do relatório, Baio compartilhou um tuíte de novembro de 2020 do designer Joshua Dickens, um dos únicos entusiastas do caso, que relatou algo semelhante na época.
Steve Jobs e Satoshi Nakamoto
Outra parte da teoria que liga o fundador do estúdio de animação Pixar ao bitcoin é a possibilidade de Satoshi Nakamoto ser, na verdade, Steve Jobs. Como sua identidade real nunca foi revelada, muitas especulações se formaram sobre quem seria essa pessoa — ou se o nome seria apenas uma fantasia para um grupo de desenvolvedores.
Jobs faleceu em decorrência de um câncer no pâncreas em 5 de outubro de 2011. Na mesma época, Nakamoto, o criador do bitcoin, deixou de participar de fóruns na internet e de responder às perguntas de outros usuários sobre a criptomoeda.
Revista Oeste