quinta-feira, 13 de abril de 2023

GloboLixo demite mais jornalistas; cortes atingem o departamento de esportes

 Emissora segue onda de mudança iniciada no começo do mês

Jornalistas com longo tempo de Globo foram demitidos | Foto: Reprodução/Globo
Jornalistas com longo tempo de Globo foram demitidos | Foto: Reprodução/Globo

Mais um dia de cortes na Rede Globo de Televisão. Nesta quinta-feira, 13, a emissora demitiu três jornalistas de seu departamento de esportes: o repórter Régis Rösing, o comentarista Maurício Noriega e o narrador Jaime Júnior.

As demissões fazem parte do recente enxugamento de quadros do Grupo Globo. No início do mês, a emissora dispensou dezenas de jornalistas. Os cortes atingiram profissionais que atuavam na TV Globo, na GloboNews e no G1, em três cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Assim como as dispensas anunciadas no começo de abril, as demissões de agora marcam o fim da relação profissional com jornalistas com décadas de serviços prestados à empresa de comunicação. Rösing, por exemplo, permaneceu na emissora por 33 anos. Noriega ficou 21 anos como comentarista do SporTV. E Júnior permaneceu por quase 15 anos como narrador do canal esportivo.

Eduardo Tchao, Flávia Jannuzzi, Marcelo Canellas e Mônica Sanches, também com anos de trabalhos para a TV Globo, foram demitidos em 4 de abril. Diante das dispensas de profissionais experientes, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) classificou como “posição etarista” a atitude adotada pela direção da emissora.

Fora da Globo, Maurício Noriega e Jaime Júnior se manifestam nas redes sociais

Maurício Noriega
Maurício Noriega deixa o Grupo Globo depois de décadas de trabalho no SporTV | Foto: Divulgação/Globo

O comentarista Maurício Noriega confirmou a saída do Grupo Globo. Em postagem em seu perfil no Instagram, agradeceu nominalmente a diversos colegas com quem dividiu coberturas esportivas. Lembrou que chegou a trabalhar como chefe de reportagem e apresentador, além de participar de programas na TV aberta, como o Bom Dia São Paulo e o SPTV.

“Estive em inúmeras finais de Libertadores, Copa do Brasil, Copa América, Euro, ganhei prêmios, participei da transmissão da final da Copa América de 2015, recorde na TV por assinatura”, relembrou Noriega. “Agradeço aos quase 21 anos de trajetória no SporTV, que me deu a oportunidade de ser o profissional que hoje sou. Comentei duas finais de Copa. Tenho orgulho do que construí, sendo sempre ético, correto e fiel à minha agenda: profissionalismo e retidão.”

Por meio de stories, Jaime Júnior seguiu o mesmo caminho de Maurício Noriega: usou a rede social para confirmar que está de saída do Grupo Globo. Em um primeiro momento, agradeu pela oportunidade e lembrou que permaneceu por 11 anos como funcionário, além de quase outros quatro anos como freelancer. Depois, em outro vídeo, externou seus sentimentos.

“Hoje, naturalmente, fiquei muito triste com a notícia da minha demissão”, afirmou o locutor esportivo. “Mas estou muito feliz com o número imenso de imagens e ligações que recebi até agora”, prosseguiu o narrador, que não revelou os nomes das pessoas que lhe prestaram solidariedade. “Momento difícil.”

Régis Rösing não comenta demissão

Régis Rösing
Jornalista Régis Rösing deixa a Globo depois de 33 anos | Foto: Reprodução/Globo

Diferentemente de Maurício Noriega e Jaime Júnior, Régis Rösing ainda não se manifestou publicamente sobre a sua saída da Rede Globo de Televisão. Com mais de três décadas de serviços prestados à emissora, cobriu Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. No futebol nacional, ficou marcado por ser o repórter “profeta”, anunciando gols antes mesmo de os lances ocorrerem.

Leia também: “Internet X TV: o novo 7 a 1”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 158 da Revista Oeste

Revista Oeste