segunda-feira, 1 de abril de 2019

Ministros do STJ querem decidir prisão de Lula - ladrão número 1 da Lava Jato - depois do julgamento do STF

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) avaliam que é cada vez mais difícil que o recurso do ex-presidente Lula sobre o caso do tríplex seja julgado na corte antes do Supremo decidir se manterá a prisão após condenação em segunda instância. A expectativa era de que o caso fosse julgado na Quinta Turma do STJ antes do dia 10 de abril, quando o STF vai decidir se manterá a orientação que vigora hoje de mandar para atrás os condenados em segunda instância. É graças a esse entendimento que o ex-presidente está preso em Curitiba há um ano.
Com a batata quente na mão, ministros do STF chegaram a falar com magistrados com STJ para dividir a pressão, mas a investida, por ora, foi em vão. Hoje há dois recursos dos advogados de Lula no STJ sem data para serem julgados.
A Quinta Turma tem ao menos duas sessões até o dia 10. A de amanhã já é dada como perdida pois até agora o parecer do Ministério Público sobre o caso não ficou pronto. Resta pelo menos mais uma, mas o STJ não tem mostrado boa vontade para fazer a ação andar.

Belas Megale, O Globo