terça-feira, 26 de junho de 2018

Decolar.com e Latam terão que indenizar passageiros por cancelamento de voo


Empresas terão que pagar R$ 9 mil à família - Arquivo


A Decolar.com e a Latam Linhas aéreas terão de pagar uma indenização novalor de R$ 9 mil a uma família por ter cancelado o voo de volta de Salvador para o Rio, em fevereiro de 2016, sem comunicar aos passageiros. A decisão foi tomada pelos desembargadores da 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que confirmaram a condenação na primeira instância das duas empresas. Os magistrados acompanharam, por unanimidade, o voto da relatora, Maria Luiza de Freitas Carvalho, que negou o recurso da Decolar.com, que alegou que apenas atuou como intermediária na negociação entre a empresa aérea e os passageiros.

Washington Santos e Monique Rodriguez, acompanhados da filha Gabriela, na época com dois anos, tinham voo de volta marcado para às 13h30min. Porém, após reclamar com a Latam e a Decolar.com, somente conseguiram embarcar, às 20h47min, ficando quase oito horas, sem qualquer apoio das empresas para alimentação e acomodação durante a espera do voo.

Em seu voto, a desembargadora destacou a responsabilidade das empresas que não ofereceram assistência suficiente aos passageiros após o cancelamento do voo agendado.

“Incontroverso que os autores adquiriram passagem aérea, de ida e volta, do Rio de Janeiro para Salvador, no site eletrônico da ré, porém o horário do voo foi alterado, de forma unilateral, sem prévia comunicação, o que ensejou o atraso de cerca de 8 horas, sem que tenha havido assistência eficiente e imediata aos passageiros.”, ressaltou a desembargadora.

Procurada, a Latam Airlines Brasil informa que se manifestará nos autos do processo. Já a Decolar.com não havia se manifestado até a publicação da matéria.

 
 

O Globo