segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Hotéis de Las Vegas usam robôs para atrair e deslumbrar hóspedes - Alta tecnologia ajuda a seduzir visitantes com mimos antes impensáveis

Pepper, o robozinho de olhos arregalados que atende hóspedes de um hotel em Las Vegas: tecnologia para facilitar cada vez mais a vida dos hóspedes Foto: John Locher / AP
Pepper, o robozinho de olhos arregalados que atende hóspedes de um hotel em Las Vegas: tecnologia para facilitar cada vez mais a vida dos hóspedes - John Locher / AP



Com O Globo e AP


LAS VEGAS - Não demora muito - apenas alguns minutos - para que o hóspede que acabou de pedir um refrigerante no quarto, via mensagem de texto, tenha diante dele a bebida e o copo com gelo e limão. Se quiser, ele poderá conseguir também toalhas, alimentos e artigos de higiene direto do seu smartphone. É nesse pacote de facilidades que a tecnologia oferece que estão apostando muitos dos hotéis-cassinos de Las Vegas para conquistar espaço maior no hipercompetitivo mercado do turismo da Sin City americana.

Os mimos não param por aí. A partir de alguns toques num tablet, é possível controlar as características do quarto, como luzes e temperatura. E um robô de 1 metro de altura pode indicar ao visitante o caixa eletrônico mais próximo, por exemplo. Na batalha para conquistar os milhões de turistas de Las Vegas, recursos tecnológicos antes vistos só em filmes de fição servem para fidelizar clientes cada vez mais exigentes.

- Os hotéis e cassinos estão tentando evoluir para se tornarem mais relevantes a um público jovem, tecnologicamente mais habilitado - explica o diretor do Laboratório de Hospitalidade da Universidade de Nevada, em Las Vegas, Robert Rippee.


Tablet num quarto de hotel em Las Vegas permite ao hóspede regular luz, ajustar temperatura e fazer pedidos diversos - John Locher / AP


O desafio é oferecer algo amigável, de fácil utilização pelo hóspede, para que ele compreenda os processos e tire realmente proveito da tecnologia.

- Vamos dizer que o tablet oferecido pelo hotel seja de um sistema diferente daquele que o hóspede costuma usar em seu dia a dia. Ele, agora, como usuário, terá que aprender as novas configurações de um produto que não lhe é familiar. Se o turista ficar hospedado por duas noites, vai deixar esse aparelho de lado - alerta Rippee.

MENOS USO DE TELEFONE

O Caesars Palace, com 3.976 quartos, na famosa Strip, a avenida mais badalada de Las Vegas, lançou em agosto, um serviço de mensagens de texto. Hoje, quatro hotéis da rede têm o serviço, chamado Ivy. A iniciativa nasceu de uma percepção de que os pedidos por telefone, feitos pelos hóspedes, tinham despencado.


In this Nov. 15, 2017, photo, a robot named Pepper stands in the lobby of the Mandarin Oriental in Las Vegas. Pepper is programmed to interact with guests and answer pre-programmed questions. (AP Photo/John Locher) - John Locher / AP


- Não é que eles tivessem menos necessidade de atendimento. É que algo aconteceu nos últimos dois anos, em que as pessoas simplesmente passaram a não gostar de ligar para as pessoas - comenta o vice-presidente sênior e chefe de experiências da rede Caesars, Michael Marino.

O serviço usa inteligência artificial para responder automaticamente a perguntas e pedidos comuns, como a localização da academia de ginástica e os horários de funcionamento. 

Mas funcionários treinados escrevem as respostas de volta para pesquisas mais complexas, como, por exemplo, para onde hóspedes muçulmanos devem se voltar na hora de rezar em direção a Meca. "A janela do seu quarto está virada para o Oriente. Se você orar de frente para a janela, você estará direcionado para Meca", respondeu Ivy, em dois minutos.

VITAMINA C NA ÁGUA DO CHUVEIRO

O hotel Cosmopolitan também lançou um chatbot (robô que interage por meio de conversas) há um ano, ao mesmo tempo em que o Wynn Resorts anunciou que um Amazon Echo seria instalado em todos os quartos. Nos hotéis da Aria e da Vdara, cada quarto está equipado com um tablet com aplicações que permitem ao hóspede programar a entrega do café da manhã, acessar milhares de publicações e ajustar a temperatura e as luzes. Os viajantes também podem escolher quartos especiais no MGM Grand e no The Mirage com várias opções de iluminação, incluindo uma que ajude o relógio interno do corpo, e com um dispositivo que agregue vitamina C à água do chuveiro.


O robô Pepper é equipado com um tablet: inteligência artificial a serviço do turismo em Las Vegas - MANDEL NGAN / AFP


No luxuoso lobby do hotel Mandarin Oriental, um robozinho branco e brilhante, de olhos arregalados, chamado Pepper, é capaz de responder a um conjunto de perguntas pré-programadas: o horário do check-out, como se conectar à rede Wi-Fi e qual a localização do spa.

- Eu vi robôs na TV, mas nunca pessoalmente. É tão fofo - diz a hóspede Ana Rosa Santiago, moradora de Miami que fez uma selfie com Pepper. - Já enviei para toda a minha família - conta.