Petista vai usar aeronave da FAB para percorrer uma distância de 30 quilômetros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esconde seu gosto pelos ares. Só neste ano, realizou mais de dez viagens internacionais: da América à Ásia, passando pela Europa. Os gastos de dinheiro público para manter a equipe do petista no ar são milionários.
Lula não economiza nem nos deslocamentos de curta distância. Nesta terça-feira, 4, o presidente brasileiro programou uma “pequena” viagem — de avião.
Conforme a agenda presidencial, Lula, — que está na Argentina para participar da Cúpula do Mercosul —, deve deixar o país por volta das 16h10. Ele sairá do Aeroporto de Puerto Iguazú e vai pousar em Foz do Iguaçu, no lado brasileiro, às 16h20.
As duas cidades são vizinhas de fronteira. A distância entre ambas é de pouco mais de 30 quilômetros. De carro, segundo o Google Maps, a viagem duraria em torno de 40 minutos.
Ainda hoje, depois de participar de um evento na Usina Hidrelétrica de Itaipu, o presidente embarcará para Brasília, por volta das 19h.
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Anão diplomático
Em janeiro, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o terceiro mandato, ele já era o presidente brasileiro que mais viajou pelo mundo. A lista reunia 139 partidas para o exterior, com destino a 80 países, além da Antártida, Guiana Francesa e Palestina. Em alguns lugares, desembarcou mais de uma vez — por exemplo, 19 vezes na Argentina e 13 vezes nos Estados Unidos. Só neste ano, foi para nove países em cinco meses.
O custo final desses giros pelo exterior sempre foi um mistério, porque parte dos valores é mantida em sigilo por regras de segurança. O que acaba revelado salta aos olhos de qualquer pagador de impostos. Por exemplo: os 57 quartos no hotel mais caro de Londres, as comitivas com centenas de pessoas, o uso de dois aviões lotados, as notas fiscais de R$ 6 milhões na China e a exibição da vida de luxo da primeira-dama, Janja, nas redes sociais. Ao final, resta a pergunta: qual é o saldo dessa gastança para a diplomacia brasileira? Nenhum. Leia a reportagem completa aqui.
Revista Oeste