quinta-feira, 27 de novembro de 2025

ONG responde a Gilmar, sobre 'Gilmarpalooza': 'Sociedade brasileira não ri de luxos pagos a juízes'

Ministro do STF disse que Fórum de Lisboa é um case de sucesso e que acha graça do apelido dado ao evento

Ministro Gilmar Mendes, do STF | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 


A ONG Transparência Internacional criticou uma declaração recente do ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o evento realizado anualmente na capital de Portugal, que ficou conhecido como “Gilmarpalooza”. 

Ao comentar o apelido do Fórum Jurídico de Lisboa, Gilmar disse que acha graça do nome. “A gente acha engraçado. A rigor, é um case de sucesso”, declarou, em entrevista à BBC. Promovido pela faculdade de Direito de Gilmar, o evento leva a Portugal toda a cúpula da política brasileira, incluindo membros do tribunais, ministros do governo e parlamentares federais. 

A ONG disse que os brasileiros não acham graça do lobby judicial que ocorre durante eventos como o “Gilmarpalooza”. “O ministro decano do STF pode achar graça, mas certamente a sociedade brasileira não está rindo de banquetes, viagens e outros luxos pagos a juízes por empresários como Daniel Vorcaro e Joesley Batista”, escreveu. “O lobby judicial hoje no Brasil é uma ameaça ao interesse público tão ou mais grave que o lobby parlamentar (até hoje desregulamentado).”


Transpoarência Intrernacional - O ministro decano do STF pode achar graça, mas certamente a sociedade brasileira não está rindo de banquetes, viagens e outros luxos pagos a juízes por empresários como Daniel Vorcaro e Joesley Batista. O lobby judicial hoje no Brasil é uma ameaça ao interesse público tão ou Mostrar mais BBC News Brasil @bbcbrasil "Eu acho graça" É desta forma que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes reage diante do termo "Gilmarpalooza", apelido

Em julho, a ONG Transparência Internacional já tinha chamado o “Gilmarpalooza” de “maior evento de lobby do planeta“.

Revista Oeste