terça-feira, 1 de março de 2022

Rússia ataca 2ª maior cidade da Ucrânia

 Prédio administrativo do governo foi bombardeado

Ataques com mísseis russos atingiram o centro de Kharkiv, incluindo áreas residenciais e o prédio da administração
Ataques com mísseis russos atingiram o centro de Kharkiv, incluindo áreas residenciais e o prédio da administração | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em uma noite marcada por intensas explosões em diversas regiões da Ucrânia, a Rússia bombardeou a sede do governo de Kharkiv, segunda maior cidade do país, nesta terça-feira, 1° — Kharkiv tem quase 1,5 milhão de moradores.

O chefe da região de Kharkiv, Oleg Synegubov, disse que ataques com mísseis russos atingiram o centro da cidade, incluindo áreas residenciais e o prédio da administração, quando Moscou iniciou o sexto dia de sua invasão.

Synegubov afirmou que a Rússia lançou mísseis de cruzeiro em Kharkiv e é culpada de crimes de guerra. Ele disse que as defesas da cidade estavam resistindo.

O momento da explosão foi gravado e divulgado pela imprensa ucraniana. O jornal The Kyiv Independent compartilhou o vídeo do bombardeio em suas redes sociais.

Entre a noite de segunda-feira, 28, e a madrugada de terça, 1°, várias cidades ucranianas foram alvo de bombardeios.

Em Kharkiv, mais cedo, áreas residenciais foram atingidas, causando a morte de pelo menos sete pessoas e deixando dezenas de feridos — número que pode ser ainda maior, segundo as autoridades ucranianas.

“A Rússia está travando uma guerra em violação do direito internacional humanitário. Mata civis, destrói a infraestrutura civil. O principal alvo da Rússia são as grandes cidades que agora são atingidas por seus misseis”, publicou nas redes sociais o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.

Ainda segundo o ministério, um comboio militar russo está a caminho da capital Kiev.

A imprensa informou que o comboio de blindados tem mais de 30 quilômetros de extensão, com base nas imagens de um satélite americano.

Revista Oeste