
O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, caiu 2,91% nesta segunda-feira, após ter sua pior semana desde 2008. E o S&P 500 recuou 2,71%. Alguns analistas avaliam que este último caminha para o pior dezembroem dez anos. A Bolsa de tecnologia Nasdaq, por sua vez, cedeu 2,21% nesta véspera de Natal.
"O único problema da economia americana é o Fed. Eles não tem um sentimento pelo mercado, não entendem a necessidade das guerras comerciais ou o dólar forte ou mesmo a paralisação dos democratas em torno das fronteiras (os democratas não chegaram a um consenso para a inclusão no orçamento federal do gasto bilionário com o muro entre EUA e México, o que paralisou o governo americano). O Fed é como um jogador de golfe poderoso, que não pode fazer pontos porque não tem uma pegada - ele não pode tar uma tacada!"
O ataque de Trump ao Fed ocorre poucos dias depois de o BC americano ter elevado mais uma vez a taxa de juros, contrariando Trump. No fim de semana, veio à tona a notícia de que o presidente dos EUA poderia demitir o presidente do Fed, Jerome Powell. A informação foi publicada pela agência de notícias Bloomberg, citando quatro fontes anônimas.
A incerteza quanto ao futuro do Fed causou desconfiança junto aos investidores, o que se refletiu no mercado nesta segunda-feira. As dúvidas quanto à economia americana ganharam força também após divugação de nota oficial do secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, sobre a liquidez dos bancos americanos.
Conversa com banqueiros
No domingo, Mnuchin disse em comunicado, também postado em sua conta no Twitter, que tinha entrado em contato com os principais executivos dos seis maiores bancos do país para se certificar de que eles tinham "liquidez suficiente para fazer empréstimos".
O secretário também fez uma teleconferência nesta segunda-feira com o presidente do Grupo de Trabalho de Mercados Financeiros, conhecido como o time anticrise do país, que geralmente se reúne em períodos de grande volatilidade nos mercados. Segundo a mídia americana, o grupo de trabalho não teria identiicado nada de extraordinário no mercado financeiro.
Por isso, investidores agiram com cautela nesta segunda-feira. O mercado americano fechou mais cedo por causa da festa natalina, às 16h (horário de Brasília). No Brasil, a Bolsa não abriu.
Além da confusão causada pelo anúncio de Mnuchin e o tweet de Trump, os investidores estão preocupados sobre até quando vai ser mantida a paralisação do governo americano. Na última sexta-feira, a Câmara de Representantes dos EUA encerrou sua sessão sem um acordo sobre o orçamento federal. Isso paralisará parcialmente os órgãos do governo por falta de verbas.
O acordo sobre orçamento não foi alcançado porque Trump insiste que sejam reservados fundos de cerca de US$ 5 bilhões para a construção do muro que separaria o país do México. Mas os parlamentares não chegaram a um consenso sobre a aprovação desse montante.
Na Europa, o dia também foi de baixas. O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 0,50%. Em Paris, a Bolsa recuou 1,45%, e, em Madri, cedeu 0,89%. O mercado não abriu na Alemanha.
Reuters