quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Hotéis do Rio comemoram ocupação maior neste réveillon: 85% dos leitos já estão reservados

A quatro dias do réveillon, o setor hoteleiro da cidade já está soltando fogos. É que a ocupação para a festa registra índice bem superior ao do ano passado, quando a crise deixou muitos quartos vazios numa das épocas mais disputadas pelos turistas no Rio. A taxa divulgada ontem era de 85% dos leitos ocupados, enquanto nos mesmos dias pré-réveillon de 2017 o percentual estava em 50%. Os números, de acordo com o site G1, são da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (ABIH).

A associação diz que as regiões mais procuradas até o momento são Flamengo (91%) — que lidera por causa dos preços melhores —, Ipanema e Leblon (com 89%), Barra da Tijuca (87%) e Copacabana (85%). Esta é a primeira vez que a Barra supera Copacabana na procura por quartos.

Projeção no cristo

O espetáculo pirotécnico em Copacabana terá 14 minutos — três a menos que na última festa da virada. Segundo a prefeitura, foram priorizados os fogos de maior alcance, com mais duração e menos produção de fumaça. As dez balsas com fogos já estão sendo montadas na Ilha do Governador e passarão por vistoria da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros e da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (Dfae) da Polícia Civil amanhã, antes de serem levadas para a Praia de Copacabana.

Imagem mostra como será a projeção sobre a estátua do Cristo no réveillon
Foto: Divulgação
Imagem mostra como será a projeção sobre a estátua do Cristo no réveillon Foto: Divulgação
A festa, além dos fogos e dos shows — incluindo o de Gilberto Gil, que fará a contagem regressiva para 2019 no palco que está sendo montado em frente ao Copacabana Palace —, terá outro ponto alto: o Cristo Redentor vai receber uma projeção digital mapeada que dará a ilusão de movimento da estátua em 180 graus. Com a tecnologia, o Cristo voltará seu rosto para bairros da cidade que ficam às suas costas. A projeção será acompanhada de uma mensagem de paz em linguagem de sinais (Libras), que poderá também ser vista dos telões na Praia de Copacabana. O efeito é assinado pelo Projeta Rio, ação de inclusão social que promove oficinas para jovens nas favelas da Rocinha, do Vidigal e do Dona Marta.
Para quem pretende aproveitar a virada em Copacabana, a dica é garantir o quanto antes o cartão especial do metrô. A concessionária MetrôRio informou que, até as 14h desta quinta-feira, cerca de 25% dos bilhetes para as viagens na noite da virada já tinham sido vendidos.
A empresa colocou 153 mil cartões à venda para o réveillon. Até esta sexta-feira eles podem ser comprados em seis estações : Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico. A partir de sábado, só estarão disponíveis na Carioca. O cartão de ida e volta custa R$ 8,60 — somente o de ida ou o de volta sai por R$ 4,30.
O Globo