quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Cinco candidatos à presidência da Câmara formalizam união contra Rodrigo Maia

Candidatos à presidência da Câmara formam aliança contra Maia Foto: Bruno Góes / Agência O Globo
Candidatos à presidência da Câmara formam aliança contra Maia Foto: Bruno Góes / Agência O Globo

Em tom de campanha, cinco candidatos à presidência da Câmara dos Deputados anunciaram nesta quarta-feira um acordo para disputar o comando da Casa. Fábio Ramalho (MDB-MG), João Campos (PRB-GO), JHC (PSB-AL), Alceu Moreira (MDB-RS) e Capitão Augusto (PR-SP) prometeram formar uma aliança, em caso de segundo turno, para derrotar o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, que concorrerá à reeleição. Segundo Fábio Ramalho, os cinco têm "pelo menos 350 votos" em um possível segundo turno.

— Nós não suportamos mais o que está aí, o "toma lá, dá cá". Todos nós temos essa convicção. Nós queremos uma nova Câmara. Uma Câmara que defenda os 513 parlamentares, que os defenda e deixe que a oposição tenha o seu trabalho, que o governo possa avançar com as reformas — disse Fábio Ramalho.
O emedebista acrescentou que o grupo não quer que 20 pessoas "dominem a casa" e separem os deputados em "alto e baixo clero".
— Temos que ter a Câmara de um clero só.
Quando perguntados se o "toma lá, dá cá" era uma referência a uma prática de Maia, o deputado JHC respondeu:
— É o principal deles.
João Campos, por sua vez, avaliou que a Câmara é o "pulmão da democracia" e, por isso, é preciso ter uma alternância de poder ter. 
— Há um momento novo na sociedade brasileira, que implica na renovação da prática política, inclusive dentro dessa casa. E esse é o sentimento de todos nós.

Bruno Góes, O Globo