O governo federal anunciou nesta terça-feira que fará um aporte de R$ 31 bilhões para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019. O valor representa um aumento de R$ 1 bilhão em relação ao aporte lançado no ano passado. O teto dos juros no novo plano foi reduzido em relação ao do ano passado, de 5,5% para 4,6% ao ano. Os recursos estarão disponíveis a partir de 1º de julho.
De acordo com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, o plano atende cerca de 40 milhões de agricultores familiares que são responsáveis por 70% dos alimentos produzidos no país.
Durante a cerimônia que anunciou o valor, o presidente Michel Temer defendeu a importância de investir no setor por seu "peso decisivo no abastecimento do mercado interno":
— Estamos reafirmando nosso compromisso com milhões de brasileiros que trabalham na agricultura familiar. Trata-se da base econômica da maior parte dos pequenos municípios do Brasil, é fonte de emprego, tem peso decisivo no abastecimento do mercado interno e põe comida na mesa de todos — afirmou o presidente Michel Temer.
Karla Gamba. O Globo