terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Jornal britânico ‘The Guardian’ passa a ser distribuído em formato tabloide


Novo formato do Guardian - ADRIAN DENNIS / AFP


Com O Globo



O jornal britânico “The Guardian” começou a ser vendido nesta segunda-feira no formato tabloide. A medida é uma forma de reduzir custos com papel, que só no ano passado chegaram a 38 milhões de libras (aproximadamente R$ 170 milhões). A mudança também atingirá o semanário “The Observer” no próximo domingo, publicação ligada ao mesmo grupo de mídia, o Guardian News & Media (GNM).

De 2005 até semana passada, o “Guardian”, um dos diários mais tradicionais do mundo, era apresentado em um formado híbrido entre o chamado broadsheet, de folha inteira, e o tabloide, conhecido como Berliner. O jornal era o único no Reino Unido encartado nesse tipo de formato.

Além da menor despesa com papel, a empresa poderá contar com mais gráficas no país para imprimir as duas publicações, o que também deve garantir a economia de alguns milhões de libras, destacou a BBC, em nota.

O novo design também foi adotado para o site do jornal que, segundo o próprio “Guardian”, é acessado por 150 milhões de usuários únicos todo mês. O logotipo em azul foi substituído por letras pretas nas duas versões.

Os cortes de gastos fazem parte de um plano de três anos estabelecido pelo GNM. A meta é que, até abril de 2019, a companhia esteja com as contas equilibradas, com os ganhos compensando os custos da operação.

“A mudança para o formato tabloide é um marco importante em nosso plano de transformação em três anos e garantirá uma economia de muitos milhões de libras. O setor de mídia permanece desafiador. Nossa estratégia para garantir o futuro do ‘The Guardian’ está nos trilhos. Até abril de 2018, teremos cortado pela metade nossas perdas operacionais em apenas dois anos, as reduzindo de 57 milhões de libras para 25 milhões de libras por ano, com a meta de equilibrar as contas em 2018/2019”, disse o David Pemsel, diretor-executivo do Guardian Media Group, em comunicado.

O novo estilo do jornal foi destacado pelos concorrentes britânicos. O popular tabloide “The Sun”, conhecido por manchetes muitas vezes consideradas sensacionalistas, resolveu dar ao “Guardian” as “boas vindas ao clube” das publicações distribuídas nesse formato. Em editorial intitulado “Mundo pequeno”, alfinetou: “De tabloide para tabloide, aqui está nossa sugestão para eles reverterem as perdas de dinheiro: noticiar, de fato, matérias exclusivas. Sabemos que esse é um conceito estranho para eles, mas pode ajudar”.

Já o rival “The Daily Telegraph” aproveitou a oportunidade para estampar em sua primeira página que, a partir de agora, é “o maior jornal” britânico.