sábado, 6 de janeiro de 2018

Coutinho vai a Barcelona neste sábado



Philippe Coutinho está de saída do Liverpool - PAUL ELLIS / AFP

O Globo



Só uma reviravolta improvável impediria Philippe Coutinho de se tornar jogador do Barcelona. Segundo veículos da imprensa espanhola, o Liverpool concordou em receber 160 milhões de euros (cerca de R$ 624 milhões) para liberar seu principal jogador. O brasileiro, inclusive, está fora do grupo que viajou neste sábado para um período de preparação no Catar.

De acordo com o "As", a viagem particular de Coutinho tem como destino a Espanha. Neste domingo, ele já estaria no Camp Nou para acompanhar a partida contra o Levante e, na segunda-feira, treinaria com Messi e os demais companheiros de Barcelona. Sua estreia poderia acontecer já na quarta, contra o Celta, pela Copa do Rei.

O desejo de se transferir para a Catalunha é antigo para Coutinho. Mas a negociação entre os clubes, que não avançou na janela do verão europeu, parece se encaminhar neste momento. Jornais ingleses informam que o meia já até se despediu dos companheiros de Liverpool, comunicando-os de sua ida à Espanha.

Depois de longa e complicada negociação, catalães e ingleses chegaram ao denominador comum de 160 milhões de euros, dos quais 120 milhões de euros seriam fixos e outros 40 milhões de euros, variáveis. O brasileiro assinará contrato válido por cinco temporadas.

Apesar de não poder disputar a atual Liga dos Campeões pelo Barcelona - afinal, já o fez pelo Liverpool -, Coutinho é esperado com urgência. O principal ponto para a sua imediata contratação pelo Barcelona está relacionado a outro importante meio-campista do time: 

Andrés Iniesta. Caminhando para a reta final de sua carreira, o espanhol precisa ser poupado de alguns compromissos para manter o nível de atuação. A chegada do brasileiro, capaz de exercer múltiplas funções, possibilitaria esse descanso.