Dyelle Menezes - Contas Abertas
Projetado por Oscar Niemeyer em 1958, o prédio do Supremo Tribunal Federal é considerado uma das obras primas do artista. Para manter limpo o prédio ocupado por cerca de 1,1 mil servidores o Tribunal reservou R$ 5,3 milhões.
Os recursos se destinam à contratação de empresa para realização de serviços na área de limpeza, higienização e conservação de bens móveis e imóveis. No valor também estão incluídos serviços de jardinagem.
De acordo com o edital de licitação da despesa, vencido pela empresa Planalto Service Ltda, os postos de trabalho de limpeza diários no período diurno incluem a varrição esmerada de todas as dependências, inclusive “halls”, exceto áreas carpetadas, onde deverá ser usado aspirador de pó.
A limpeza geral também inclui a passagem de flanela em todo o mobiliário e utensílios diversos, além da coleta seletiva de lixo de todas as dependências, inclusive “halls”, de acordo com a agenda ambiental da empresa, estofados de couro, curvim, tecido e outros e com aspirador. Também acontece a limpeza de todos os tapetes, carpetes, passadeiras e capachos.
No período noturno, é realizada a limpeza, desinfecção e higienização de todos os banheiros e sanitários das áreas comuns e privativas, utilizando, além dos produtos de limpezas habituais, germicida, bactericida ou produto específico para esta finalidade. Estão incluídas a lavagem das escadarias com detergente não corrosivo e das cabines, portas internas e externas dos elevadores, bem como de suas guias.
Também no período da noite é realizada a lavagem das garagens dos edifícios e das demais áreas laváveis internas e externas; e m. Executar as demais atividades inerentes ao serviço de limpeza e conservação que porventura possam surgir.
As limpezas semanais no período diurno referem-se ao polimento de todos os metais das luminárias, mesas, cadeiras e letreiros das portas e de todos os móveis e utensílios de madeira. Além disso, ainda estão incluídas a limpeza de manchas de qualquer natureza que surjam nas paredes, rodapés, portas, pisos, áreas pintadas ou revestidas em fórmicas e outros;
Já semanalmente no período noturno ocorrem a lavagem dos pisos de mármore e granito, passagem de enceradeira nos pisos, visando a manutenção do brilho, lavagem dos carrinhos utilizados na remoção do lixo no decorrer da semana e a lavagem dos pisos dos banheiros com máquina.
Bem limpinho
Além da limpeza diárias e semanal, o edital da licitação prevê que quinzenalmente, no período diurno aconteça a limpeza interna de todas as colunas e paredes de mármore e geral dos quadros, placas e painéis, assim como a limpeza da cobertura dos edifícios (parte superior externa da última laje). No mesmo espaço de tempo, mas noturnamente, ocorrerá a lavagem de capachos e do carpete da portaria do edifício Anexo II-B e do subsolo do edifício Sede.
Já mensalmente no período diurno (ou sempre que necessário) será realizado tratamento da superfície dos pisos laváveis e paviflex, a remoção de manchas nos carpetes utilizando um produto especial removedor e a limpeza da cobertura dos edifícios. No período noturno, é realizada a lavagem da calçada externa dos edifícios sede, Anexos I e II, blocos A e B; e containeres utilizados na coleta de lixo.
Trimestralmente ainda está prevista a limpeza geral dos tetos, tubulações, grelhas, saídas fixas de som, de difusores de ar condicionado e exaustores instalados nos tetos dos edifícios.
