Lição de casa Lula pretende usar a educação como mote no giro que vai fazer pelo país para tentar recuperar a própria popularidade, do PT e do governo. Nas últimas semanas, o ex-presidente se reuniu com ministros, secretários municipais de educação e especialistas no tema para discutir o plano para a área encomendado por Dilma Rousseff a Mangabeira Unger (SAE). Ele acha que o resgate do slogan “pátria educadora” é uma forma de a presidente voltar a dialogar com a sociedade.
Compasso A todos com quem conversa sobre o plano de rodar o país, Lula demonstra inquietação com a demora de Dilma de tomar a dianteira na iniciativa.
No bolso O temor na cúpula do PT diante dos desdobramentos da Lava Jato passou a ser que o juiz Sérgio Moro determine nos próximos dias o bloqueio da fatia do partido no fundo partidário.
Parem… Dirigentes petistas manifestam, ainda, preocupação com desdobramentos da Lava Jato na economia.
… as máquinas “Destruir o know-how da engenharia brasileira é crime. O Judiciário precisa ter essa consciência”, diz o prefeito Luiz Marinho, um dos mais próximos de Lula no partido.
Sem fronteiras Advogados de empresas investigadas na Lava Jato criticam o fato de Moro estar expandindo sua jurisdição para investigar denúncias de crimes ocorridos em outros Estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Esfinge Colegas de Beatriz Catta Preta ironizam as acusações vagas feitas pela advogada de que está sendo vítima de ameaças e tentativas de intimidação para justificar o fechamento de seu escritório. “Ela está mais para Caixa Preta”, diz um defensor que atua no petrolão.
Abraço… A ala do PSDB ligada a Geraldo Alckmin –e avessa à tese de impeachment de Dilma para que o governador de São Paulo dispute o Planalto em 2018– torce o nariz para o apoio incondicional da bancada do partido a Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
… de afogados O tucanato paulista receia que o partido fique com a pecha de ter contribuído para desmoralizar e enterrar a CPI da Petrobras apenas para garantir o apoio do presidente da Câmara à abertura de um eventual processo contra a petista.
Viés de alta Colegas de Esplanada e auxiliares de Joaquim Levy estranham a tranquilidade do titular da Fazenda diante da deterioração dos indicadores econômicos. “É o humor contracíclico”, brinca um interlocutor.
Viral O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, ligado à Força Sindical, registrou dez vezes mais demissões nos últimos dois meses. O número mensal de rescisões homologadas na entidade saltou de 500 para 5.000.
Mutirão O sindicato convocou mais funcionários para fazer as homologações, inclusive aos sábados, mas ainda assim a fila de espera é de, em média, três meses.
Docas Com o leilão de cargos federais a pleno vapor e na reta final, políticos paulistas reagem ao avanço de um consórcio formado pelo PMDB do Rio e do Pará em nomeações no porto de Santos.
Dois ou um No Maranhão, a disputa interna no PMDB por um cargo local na Funasa ficou tão acirrada que a solução foi incluir uma vaga nacional no pacote.
Álbum Numa pasta grossa que o ministro Eliseu Padilha –que é da Aviação, mas faz a partilha das vagas– carrega, a lista de parlamentares vem acompanhada de dados de sua fidelidade ao governo.
Gaveta aberta O número de funcionários públicos paulistas que receberam recomendação de punição da Corregedoria-Geral da Administração saltou 30% –de 139 em 2013 para 180 em 2014.