quarta-feira, 5 de março de 2014

Papa Francisco fala sobre tráfico de seres humanos no Brasil

AP

  • Ele gravou uma mensagem para os brasileiros porque Campanha da Fraternidade abordará o tema

O Papa Francisco gravou mensagem para o Brasil
Foto: ALESSANDRO BIANCHI / REUTERS
O Papa Francisco gravou mensagem para o Brasil ALESSANDRO BIANCHI / REUTERS

VATICANO (AP) — O Papa Francisco denunciou nesta quarta-feira a praga social da venda de seres humanos no Brasil, em uma mensagem enviada para o início da Campanha da Fraternidade que abordará o tráfico de pessoas.

- Você não pode ficar indiferente quando você sabe que seres humanos são comprados e vendidos como mercadorias - disse, na mensagem aos fiéis brasileiros. - "Pensemos nas mulheres enganadas e forçadas à prostituição, nos trabalhadores explorados, sem direitos e sem voz.

O Papa manifestou que é necessário um profundo exame de consciência:

- Quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado como um objeto, exposto para vender um produto ou para satisfazer um desejo imoral.

Na mensagem, Francisco diz que as pessoas não deveriam se vender para ser utilizado e explorado e denunciou a violência familiar, lembrando pais que escravizam crianças e filhos que escravizam seus pais idosos.

Francisco lembrou sua viagem ao Brasil, no final de julho do ano passado, para a Jornada Mundial da Juventude:

- Lembro-me do grande coração de vocês de e da recepção calorosa - disse. - Quando eu estive com você, disse que o povo brasileiro deu uma lição de solidariedade, e seguro disso, proponho que os cristãos e pessoas de boa vontade possam se empenhar para que nunca mais um homem ou mulher, jovens ou crianças, sejam vítimas de tráfico de seres humanos.