O ingresso não é gratuito, e o programa faz parte do acervo de uma das empresas mais ricas do mundo
Criada para incentivar a produção cultural brasileira, a Lei Rouanet foi utilizada para captar R$ 5,8 milhões para bancar uma exposição sobre uma série de televisão norte-americana no Brasil. Trata-se da Friends Experience, que ocorre no shopping Cidade São Paulo. E o ingresso não é gratuito. A exposição teve início em 28 de novembro de 2024.
O shopping fica
na Avenida Paulista, um dos cartões-postais da cidade de São Paulo.
O acervo é composto por peças que fizeram parte de algumas cenas
do seriado Friends e remonta cenários típicos dos episódios.
As gravações ocorreram entre 1994 e 2004, nos Estados Unidos.
Trata-se de uma realização da Warner Brothers, um dos grupos de entretenimentos mais ricos do mundo.
A maior parte dos episódios é ambientada na cidade de Nova York. Famosa, Friends tem um público cativo e é um dos programas de maior sucesso na história da televisão mundial — algo distante da realidade do cenário cultural brasileiro. Para ter acesso à exposição, é preciso pagar uma entrada que custa cerca de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Os organizadores estimam um público próximo de 110 mil espectadores, com preço médio de R$ 60 por ingresso.
Patrocínio com o seu dinheiro
O dinheiro doado a projetos aprovados pela Lei Rouanet é passível de renúncia fiscal. O abatimento pode ser feito no Imposto de Renda do doador. O limite é de 4% do valor devido por empresas, e 6% no caso de pessoas físicas. Assim, é possível recuperar todo o montante, desde que ele corresponda a esses porcentuais da fatura devida como imposto.
Friends Experience conta com três grandez patrocinadores, conforme os registros do Ministério da Cultura. A maior doação é do Nubank (R$ 4,8 milhões). O Sem Parar, sistema de pagamento em pedágios, aparece em segundo lugar (R$ 483,6 mil). A terceira posição é do WebMotors (R$ 225 mil). Organizadores de Friends Experience no Brasil
O projeto é de autoria da Businessland.
Com sede na cidade de São Paulo, a empresa se define como um “hub de negócios e entretenimento que conecta empresas a experiências únicas no universo do turismo, lazer, cultura e inovação” e especialista em “parcerias estratégicas e produção de eventos exclusivos, criando oportunidades que impulsionam marcas e aproximam pessoas”.
A fundação da companhia data de outubro de 2022.
Os administradores são Marcio Flores e Andreia Cristina Nakama Flores, que residem no mesmo endereço, segundo os registros na junta comercial da cidade de São Paulo. O capital social da empresa declarado à receita federal é de R$ 81.390. Ou seja: o valor corresponde a uma fração do dinheiro captado para a Friends Experience por meio da Lei Rouanet.
Revista Oeste