sábado, 2 de julho de 2022

Democratas perdem mais de 1 milhão de eleitores para os republicanos, divulga AP

Mudança vem sendo registrada desde que Joe Biden derrotou Donald Trump nas últimas eleições 

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que pertence ao Partido Democrata.
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que pertence ao Partido Democrata. | Foto: Gage Skidmore/Flickr

Mais de um milhão de eleitores democratas mudaram suas filiações para o Partido Republicano em 2021, de acordo com dados divulgados pela Associated Press (AP) na última segunda-feira (27).  

Segundo a AP, 1,7 milhão de eleitores mudaram de filiação partidária no ano passado. Destes, mais de 1 milhão se tornou republicano. Cerca de 630 mil, democratas.  

“É mais uma rejeição da esquerda do que abraçar a direita”, disse Ben Smith, entrevistado pela agência. Smith declarou que sua mudança se deve ao fato de que os democratas adotaram mandatos de vacina contra a Covid contra sua vontade, além de não terem tido a capacidade de conter o aumento de crimes violentos no país. 

A mudança para o Partido Republicano, de acordo com a AP, está ocorrendo em todas as partes dos Estados Unidos, tanto em estados democratas quanto republicanos. O fenômeno foi registrado desde que o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, derrotou o ex-presidente Donald Trump nas eleições realizadas no final de 2020. 

Os dados mostram, entretanto, que a mudança é mais profunda nos subúrbios americanos, onde os eleitores indecisos que se voltaram contra o Partido Republicano de Trump nos últimos anos estão voltando atrás.  

Pedro CostaRevista Oeste