segunda-feira, 19 de abril de 2021

Vírus chinês: MPF questiona Estados sobre repasses federais

Subprocuradora Lindôra Araújo quer justificativa para a desativação de diversos hospitais de campanha construídos em 2020


Um hospital de campanha chegou a ser construído no Ginário do Ibirapuera, em São Paulo
Um hospital de campanha chegou a ser construído no Ginário do Ibirapuera, em São Paulo | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo encaminhou ofício aos governadores dos Estados brasileiros em que questiona repasses de verbas federais em ações de enfrentamento da pandemia do vírus chinês. Entre as questões, estão a utilização de recursos em hospitais de campanha, incluindo especificação dos valores repassados e a quantia redistribuída aos municípios, e a relação completa dos insumos e equipamentos das estruturas desativadas, com a comprovação da destinação de bens e valores.

Além disso, a subprocuradora-geral solicitou dados sobre o uso das verbas federais destinadas ao combate à pandemia — com o objetivo de investigar se algum valor foi realocado para outros fins. 

Araújo quer, ainda, a justificativa para a desativação de diversos hospitais de campanha construídos em 2020, considerando que a pandemia de covid-19 prossegue no país. O documento havia sido encaminhado aos Estados em 12 de março, mas, para Araújo, as informações eram insuficientes. Agora, o Ministério Público Federal quer os dados complementares no prazo de cinco dias.

Edilson Salgueiro, Revista Oeste