domingo, 18 de abril de 2021

Representante de Biden. John Kerry diz que carta de Bolsonaro é importante e espera ‘ações imediatas’

No documento, presidente reafirma compromisso do governo brasileiro em eliminar o desmatamento ilegal até 2030


Enviado especial para o Clima de Joe Biden, John Kerry | Foto: Chandler West/White House
Enviado especial para o Clima de Joe Biden, John Kerry | Foto: Chandler West/White House

O enviado especial da Casa Branca para o Clima, John Kerry, classificou como “importante” a carta em que o presidente Jair Bolsonaro reafirma o compromisso do governo brasileiro em eliminar o desmatamento ilegal até 2030. Pelas redes sociais, o representante de Joe Biden afirmou, no entanto, que espera “ações imediatas”.

O documento, que reforça metas e compromissos do Brasil em relação ao meio ambiente, foi enviada por Bolsonaro ao governo norte-americano para confirmar a participação dele na Cúpula de Líderes, que será promovida por Biden, por videoconferência, e discutirá temas ambientais.

“Presidente Jair Bolsonaro, seu compromisso com a eliminação do desmatamento ilegal é importante”, escreveu o democrata. “Esperamos ações imediatas e engajamento com as populações indígenas e a sociedade civil para que este anúncio possa gerar resultados tangíveis”.

Sobre a Amazônia, na carta, Bolsonaro defendeu que é preciso criar alternativas econômicas que reduzam o apelo das atividades ilegais e dar condições para que os 25 milhões de brasileiros que vivem na região possam prosperar materialmente por seus próprios esforços. Nesse sentido, segundo ele, não é possível combater o desmatamento apenas com medidas de fiscalização ou “jamais alcançaremos resultados duradouros no domínio ambiental”.

Afonso Marangoni, Revista Oeste